Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Submissões 

Revista Iniciativa Econômica (RIE) é uma publicação semestral do Departamento de Economia da FCLAr- UNESP e adota uma orientação pluralista, abrindo-se às diferentes correntes de pensamento econômico e orientações de pesquisa. A RIE publica artigos inéditos de autores brasileiros ou estrangeiros.

São aceitos artigos, resenhas e entrevistas.

Os trabalhos poderão ser redigidos em português, espanhol e inglês. A revista se reserva o direito de publicar o artigo na língua original ou em tradução, de acordo com decisão de sua Comissão Editorial, desde que com a anuência do autor.

Ao enviar seu trabalho para a Revista INICIATIVA ECONÔMICA, o(s) autor(es) cede(m) automaticamente seus direitos autorais para eventual publicação.

Apresentação dos trabalhos

Encaminhamento: Os autores devem realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista, na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção AUTOR. Após isto, ir para SUBMISSÕES ATIVAS e iniciar o processo de submissão através do link CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO, no qual irá realizar os cinco passos básicos:

1- Início: Iniciar o processo de submissão, confirmando se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção; 

2- Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome, e-mail, título e resumo;

3- Transferência de manuscritos: realizar a transferência do arquivo para o sistema; 

4- Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras ou tabelas que não podem ser integradas ao texto em si. 

5- Confirmação: Concluir a submissão. 

Após os cinco passos, o autor deve aguardar o e-mail do editor e neste ínterim pode acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, re-edição do original até a publicação. Os trabalhos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros do Conselho Editorial, Consultivo e os Editores da revista, disponibilizadas na seção “Sobre a Revista”, “Processo de Avaliação por Pares”. 

Formatação:

MODELO DE SUBMISSÃO: CLIQUE AQUI

1- Artigos: Os trabalhos devem ser digitados em Word for Windows, ou programa compatível. Fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações e notas), espaço simples entre linhas e parágrafos. As páginas devem ser configuradas no formato A4, sem numeração, com 2,5 cm nas margens. Sem espaçamento entre parágrafos e recuo de 1,25 cm em cada parágrafo.
Extensão: O artigo, configurado no formato acima, deve ter 25 páginas, no máximo. 

Organização: A organização dos trabalhos deve obedecer à seguinte sequência:

Título (centralizado, negrito e em caixa alta);

Resumo (com máximo de 200 palavras) e

Palavras-chave (até 6 palavras), escritos no idioma do artigo; 

Título em inglês (centralizado, negrito e em caixa alta)

Abstract e Key Words (versão para o inglês do Resumo e das Palavras-chave, precedida pela Referência bibliográfica do próprio artigo, com título em inglês), exceto para os textos escritos em inglês;

Introdução

Corpo do texto: com seções não numeradas em negrito

Tabelas, gráficos, quadros e figuras devem ser redigidos em preto e branco. Devem conter numeração seguida de título autoexplicativo (ex. Tabela 1. Empregos formais no Brasil, em (%) do total, entre 2001 e 2010) e com letra tamanho 12. Os dados das tabelas, gráficos, quadros e figuras podem ser digitados em letra de tamanho inferior a 12, conforme adequação necessária. Deve-se adicionar a fonte dos dados abaixo desses elementos. As Tabelas devem ser “abertas” em sua configuração (sem bordas).

Conclusão

Referências (apenas trabalhos citados no texto). Resumos, palavras-chave, em português e inglês, devem ser digitados em Times New Roman, corpo 11.

Os agradecimentos podem ser colocados em formato de nota de rodapé junto ao título do artigo.

O recurso tipográfico Negrito deve ser utilizado para ênfases ou destaques no texto, enquanto que o recurso Itálico reservado para palavras em língua estrangeira e títulos de obras citados no corpo do texto. Por sua vez, capítulos, ou partes de uma obra devem ser apresentados entre aspas.

Notas de Rodapé: As notas devem ser reduzidas ao mínimo, utilizadas apenas para conteúdo e apresentadas no pé da página, utilizando-se os recursos do Word, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento. 

Citações dentro do texto: Nas citações diretas feitas dentro do texto, de até três linhas, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação e página (SILVA, 2000, p. 12). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: "Silva (2000) assinala...". Nas citações diretas, é necessária a especificação da(s) página(s) que deveram seguir a data, separada por vírgula e precedida de "p." (SILVA, 2000, p.100). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espacejamento (SILVA, 2000a). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos devem ser indicados, separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA; SANTOS, 2000); quando houver mais de 3 autores, convém indicar todos. No entanto, permite-se que se indique apenas o primeiro seguido da expressão “et al.” (SILVA et al., 2000). 

Citações destacadas do texto: As citações diretas, com mais de três linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, em corpo 11 e sem aspas (NBR 10520 da ABNT, de agosto de 2002). 

2- Resenhas: São aceitas resenhas de livros com temas alinhados ao escopo editorial da revista. Espera-se que uma resenha de um livro apresente uma avaliação crítica do livro, e não apenas um resumo. Não deve ultrapassar 10 páginas e deve conter em nota de rodapé na primeira página os detalhes bibliográficos do trabalho que está sendo resenhado. A submissão deve ser feita selecionando a seção "Resenhas".

3- Entrevistas: São aceitas entrevistas com pesquisadores renomados sobre temas alinhados com o escopo editorial da revista. Não devem ultrapassar 5 páginas e em nota de rodapé na primeira página deve conter os detalhes do entrevistado. A submissão deve ser feita selecionando a seção "Entrevistas".

Artigos

Política padrão de seção

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