Uma análise sobre a desindustrialização brasileira a partir dos anos 2000
DOI:
https://doi.org/10.64997/2358-5951-19050Palavras-chave:
desindustrialização, América Latina, doença holandesa, industrialização tardia, reprimarizaçãoResumo
O objetivo da presente pesquisa é compreender o desenvolvimento da indústria brasileira e averiguar se nas últimas duas décadas o Brasil apresenta indícios para o processo de desindustrialização, e, por fim, comparar os resultados obtidos com outros países selecionados. Os resultados do estudo concluem que há evidências de desindustrialização e de reprimarização da economia brasileira no período entre 2000 e 2018. A análise está dividida em 3 seções: a primeira trata da discussão do conceito e de métricas da desindustrialização, levando em consideração as diferentes formas de verificação do processo e a análise de diversos autores com relação ao Brasil e outros países da América Latina; na segunda parte, são apresentados estudos sobre o perfil da indústria brasileira em comparação a países demais países latinos. Nesta seção, também são verificados os indicadores para desindustrialização no país a partir dos anos 2000 e outras informações econômicas sobre países de industrialização tardia. A terceira seção é um estudo da reprimarização brasileira a partir de suas exportações para seus principais parceiros comerciais, e verifica o perfil de bens da indústria da transformação exportados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Iniciativa Econômica - ISSN: 2358-5951

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista Iniciativa Econômica.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.