Crescimento econômico e comércio externo nos 25 anos do Plano Real
análise utilizando relações de cointegração e causalidade
DOI:
https://doi.org/10.64997/2358-5951-14230Palavras-chave:
Export-Led, crescimento econômico, comércio externo, vetores autorregressivosResumo
O presente artigo se propõe a analisar a relação e a possível aplicabilidade do modelo de Export-Led Growth para a economia brasileira, no período de julho de 1994 até junho de 2019. Neste aspecto, buscou-se analisar o comportamento da economia do Brasil, no período que contempla os 25 anos do Plano Real, por meio de duas das principais variáveis macroeconômicas: o produto interno bruto (PIB) e as exportações, a partir de uma base mensal. Para tanto, aplicou-se os testes econométricos do modelo autorregressivo (VAR) e de correção de erro (VEC), em nível e em primeira diferença, além de serem utilizadas as metodologias de Granger (1980) e de Johansen e Juselius (1990) para estimar se o PIB (proxy do crescimento econômico) e as exportações seriam cointegrados de primeira ordem. O objetivo era testar a existência de uma cointegração entre as variáveis, crescimento econômico e exportações; e, identificar a causalidade do processo. Conclui-se que as variáveis são cointegradas, logo há uma relação de longo prazo entre crescimento e exportações no período analisado. No curto prazo, os resultados estimados sugerem que tanto as exportações Granger-causam o crescimento econômico, quanto o crescimento econômico Granger-causa as exportações brasileiras. Assim, haveria uma relação bicausal no curto prazo entre as variáveis analisadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Iniciativa Econômica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista Iniciativa Econômica.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.