Noções de Corografia de Macedo: a encomenda e a tradução

Autores

  • João Cícero Teixeira Bezerra UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (Bolsa CNPq-PDJ). Rio de Janeiro - RJ

Palavras-chave:

Imagem do Brasil, Instituições, Tradução,

Resumo

O artigo discute do ponto de vista historiográfico a encomenda da obra Noções de Corografia do Brasil, de Joaquim Manuel de Macedo (1873b), para a Exposição Universal de Viena de 1873, analisando em sua escrita aspectos políticos e sociais presentes na obra. Em seguida, discute-se o processo de tradução, apresentando seus agentes, e o modo como se vê um jogo de poder institucional e linguístico no transporte da imagem do Brasil para fora de suas fronteiras.

Biografia do Autor

João Cícero Teixeira Bezerra, UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (Bolsa CNPq-PDJ). Rio de Janeiro - RJ

João Cícero Bezerra é dramaturgo e diretor. Crítico e teórico de teatro. Formado em Teoria do Teatro pela UNIRIO, é Mestre em Artes Cênicas pela mesma instituição e Doutor em História Social da Cultura pela PUC-Rio. É professor de História do Teatro no Bacharelado em Artes Cênicas da Faculdade-CAL.  É pós-doutor no PPGAC da  UNIRIO. É colaborador constante da revista Questão de Crítica. Em 2015, fez a peça SEXO NEUTRO, sendo indicado como melhor autor para os prêmios Questão de Crítica e CESGRANRIO. Estreou em 2017 a peça BATISTÉRIO.

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Publicado

21/09/2018

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Artigos