Redes sociais e o ensino de literatura: uma reflexão sobre a noção de autoria

Autores

Palavras-chave:

Redes sociais, Literatura brasileira, Ensino, Formação do leitor,

Resumo

O presente artigo intitulado “Redes sociais e o ensino de literatura: uma reflexão sobre a noção de autoria” tem como objetivo analisar e compreender as influências dos novos meios tecnológicos, através do uso indiscriminado de citações de autores nas redes sociais, tencionando verificar se é possível trabalhar com tal influência no incentivo à leitura na sala de aula. A pesquisa em questão examina o porquê de escritores como Caio Fernando Abreu e Clarice Lispector, objetos da pesquisa, serem tão populares em divulgações no “ciberespaço” e se existe uma motivação dos “leitores virtuais” pelos autores “preferidos” na internet, também fora desse espaço de navegação. Para isso será necessário tratar de conceitos relacionados ao ciberespaço, hipermídia e hipertexto em autores como Pierre Lévy, Umberto Eco, bem como a formação da leitura e do leitor, no que se refere ao uso do texto literário em sala de aula.

Biografia do Autor

Maria Eneida Matos da Rosa, IFB - Instituto Federal de Brasília, Câmpus São Sebastião. Brasília-DF - Brasil.

Possui graduação e especialização em Letras pelo Centro Universitário Franciscano (2001), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da literatura, atuando em temas como literatura brasileira, literatura e ensino, modernidade, hipermídia e hipertexto. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB.

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Publicado

05/02/2019