Achegas para o estudo do conto Os Três Porquinhos

Sobre algumas retextualizações em formato de livro-brinquedo

Autores

  • Diana Maria Martins IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Escola Superior de Design. Barcelos - Portugal e Universidade do Minho. Instituto de Educação – Centro de Investigação em Estudos da Criança. Braga – Portugal. https://orcid.org/0000-0002-7463-8010
  • Sara Reis da Silva UM – Universidade do Minho. Instituto de Educação – Centro de Investigação em Estudos da Criança. Braga – Portugal. https://orcid.org/0000-0003-0041-728X

Palavras-chave:

Literatura para a infância, Livro-objeto, Livro-brinquedo, Os Três Porquinhos, Design

Resumo

Centrado na reflexão sobre a pertinência da dimensão gráfica na receção do conto clássico Os Três Porquinhos, este estudo ocupa-se da análise de alguns livros-brinquedo criados a partir deste hipotexto, tendo como corpus textual um conjunto de publicações traduzidas em língua portuguesa, de autoria variada, com chancelas distintas e cronologicamente dispersas, a saber: uma revisualização do artista checo Vojtěch Kubašta (1914-1992), distribuída pela Electroliber, três obras contemporâneas da Porto Editora, duas propostas da Yoyobooks, uma edição da Girassol e uma revisitação da Booksmile. Situada no âmbito dos estudos literários, mais concretamente, em torno da literatura para a infância, em articulação com saberes da ilustração e do design, a presente abordagem intenta perquirir as principais singularidades verbo-icónicas e gráficas, em articulação com uma referência crítica aos elementos gráficos e/ou peritextuais que diferenciam alguns volumes do conto em questão, contribuindo, deste modo, para a reflexão em torno de uma das tendências mais marcantes da edição contemporânea para a infância, designamente a relevância e o empenho imagético, gráfico e lúdico do objeto-livro.

Biografia do Autor

Diana Maria Martins, IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Escola Superior de Design. Barcelos - Portugal e Universidade do Minho. Instituto de Educação – Centro de Investigação em Estudos da Criança. Braga – Portugal.

Diana Maria Martins é doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de Literatura para a Infância, no Instituto de Estudos da Criança, na Universidade do Minho.
Licenciada em Design de Comunicação pela Escola Superior de Artes e Design, de Matosinhos, e mestre em Ilustração, pela Escola Superior Artística do Porto - Guimarães, com uma monografia intitulada "As Cores de A Sombra, de Luísa Ducla Soares - Percursos de re-ilustração e de construção de um livro-álbum poético". Investigadora em Literatura para a infância, educação literária, particularmente dedicada aos livros-objeto e aos livros-brinquedo. 

Sara Reis da Silva, UM – Universidade do Minho. Instituto de Educação – Centro de Investigação em Estudos da Criança. Braga – Portugal.

Sara Reis da Silva é Professora Auxiliar na Universidade do Minho (Instituto de Educação). É investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e do projecto RED LIJMI da Universidade de Santiago de Compostela. É doutorada em Literatura para a Infância (LI) pela Universidade do Minho, com uma tese intitulada Presença e Significado de Manuel António Pina na Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude, já editada (FCG/FCT (2013). Desenvolve a sua docência/investigação na área dos estudos literários e, em particular, da LI. Integrou a equipa responsável pelo projecto Gulbenkian-Casa da Leitura. Tem apresentado comunicações em congressos nacionais e internacionais. É autora de vários artigos, ensaios, recensões e livros.

Downloads

Publicado

13/10/2021

Edição

Seção

Tema Livre