O intraduzível nas poéticas da desconfiança

Autores

Palavras-chave:

Intraduzível, Sistema da moda, Subjetividade, Desconfiança, Surrealismo

Resumo

Ao buscar compreender o sentido e os motivos da intraduzibilidade, o presente estudo lança mão de uma compreensão positiva desse fenômeno. Investigando a importância de diversas poéticas da desconfiança, que desde o período das vanguardas históricas, sobretudo devido à revolução surrealista da compreensão do objeto, utilizaram a linguagem poética em seus aspectos concretos em uma luta política contra a agressividade do opressor, a reflexão transfere a desconfiança para o próprio fenômeno da traduzibilidade, assim como da onipresença da tradução no mundo contemporâneo. De fato, em diferentes contextos políticos e linguísticos, Angélica Freitas, Herta Müller e Stanisław Barańczak utilizaram os elementos da compreensão da noção de sistema em sua relação com o corpo humano para assinalar a ameaça subjetiva e o problema da despersonalização. O sistema da moda, descrito ainda no âmbito da semiologia estruturalista por Roland Barthes, análogo ao sistema dos objetos analisado por Jean Baudrillard, se torna um elemento dialógico das poéticas pós-vanguardistas da colagem e da fotomontagem, nas quais o Babel feliz afirmado pelas poéticas multilíngues corresponde a um erro feliz das poéticas do acaso. Chegando a modificar as conotações das partes do corpo, a moda no surrealismo se tornou uma componente de uma poética do horror.

Biografia do Autor

Olga Kempinska, UFF – Universidade Federal Fluminense. Insituto de Letras – Departamento de Ciências da Linguagem GCL. Niterói – RJ - Brasil

Olga Kempinska possui graduação e mestrado em Filologia Românica pela Uniwersytet Jagiellonski de Cracóvia e doutorou-se em História Social da Cultura pela PUC-Rio sob a orientação de Luiz Costa Lima. Atualmente é professora de Teoria da Literatura do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Publicou os livros Mallarmé e Cézanne: obras em crise pela Editora Nau e Klov, pela 7 Letras. Tem experiência nas áreas de Teoria da Literatura e Teoria da Arte, com ênfase na relação entre a mímesis e as emoções.

Downloads

Publicado

13/10/2021

Edição

Seção

Tema Livre