A revolução linguística na Semana da Arte Moderna

uma análise da influência da língua portuguesa nas manifestações artísticas

Autores

Palavras-chave:

Arte Moderna, Revolução Linguística, Vanguarda Cultural

Resumo

Este estudo propõe uma análise aprofundada da Semana da Arte Moderna de 1922 no Brasil, focalizando a influência da língua portuguesa nas manifestações artísticas que marcaram esse movimento revolucionário. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, permitindo uma investigação crítica de obras literárias, manifestos, críticas contemporâneas e documentos históricos. A pesquisa é organizada em cinco seções, num primeiro momento apresenta-se uma introdução à Semana da Arte Moderna e se aprofunda as circunstâncias históricas e culturais que deram origem à Semana da Arte Moderna, destacando seus objetivos e importância no cenário artístico; no segundo momento, aborda-se as raízes linguísticas, a saber, a influência portuguesa nas expressões artísticas modernistas, nesse sentido, explora-se como a língua portuguesa fundamentou novas formas de expressão artística a partir de aspectos linguísticos em obras literárias, poesias e manifestos; por conseguinte; aborda-se a Vanguarda Literária e as transformações na escrita e na poesia; num quarto momento, tematiza-se o regional e universal, numa perspectiva que abarca a diversidade linguística nas Artes Visuais e Cênicas, destacando-se a diversidade linguística na expressão artística e na construção de identidades culturais; por fim, reflete-se sobre as críticas, a recepção e a resposta da sociedade à Revolução Linguística, neste item, especificamente, explora-se as críticas contemporâneas e a recepção pública às inovações linguísticas, revelando como essas mudanças foram percebidas e discutidas na sociedade da época. Ademais, considera-se que análise proporcionou não apenas uma compreensão mais profunda da influência da língua portuguesa nas manifestações artísticas modernistas, mas também destacou a perenidade e a importância desse fenômeno cultural para as gerações futuras.

Biografia do Autor

Jenerton Schütz, Universidade Católica de Brasília (UCB) – Brasília – DF - Brasil

Doutor em Educação nas Ciências (Unijuí). Professor Visitante no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Goiano.

Edinaldo Enoque da Silva Júnior, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SED/SC) - São Miguel do Oeste – SC - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Graduado em História, especialista em Ciências Sociais pela mesma Universidade. Atua como professor da Rede Pública de Ensino de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

29/10/2024

Edição

Seção

Tema Livre