Mistério e suspense na cenografia literária no discurso “Natal na barca” de Lygia Fagundes Telles

Autores

  • Jarbas Vargas Nascimento Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa. São Paulo - Brasil
  • Jonathan Cainã Messias Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa. São Paulo – Brasil

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Discurso literário, Cenografia Literária, Lygia Fagundes Telles

Resumo

Esse artigo estuda a cenografia literária, colocando em foco um ato de enunciação em que a voz da mulher e as coordenadas espaço e tempo em um evento discursivo de mistério, suspense e reflexão organizam o discurso “Natal na Barca” de Lygia Fagundes Telles. Apoiamo-nos na Análise do Discurso de linha francesa (AD), em sua perspectiva enunciativo-discursiva, com ênfase no discurso literário, proposta de Maingueneau (2018) que apreende o literário como uma dimensão linguística do texto. A materialidade linguística e a sociedade estão relacionadas à subjetividade de Lygia e às condições sócio-históricas de produção de seu discurso. O discurso literário participa dos constituintes, porque confere efeitos de sentido aos atos da coletividade. Nossos resultados confirmam a cenografia como condição e produto do discurso, pois envolve o processo criador, enunciação engajada e manifestação de sofrimentos e infortúnios da mulher em uma sociedade machista. Vítima e agente do processo criativo, Lygia não encontra outra forma de investimento linguístico-literário senão a elaboração do discurso.

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Publicado

29/10/2024

Edição

Seção

Tema Livre