Beuys + Vieira: contribuição da crítica da performance à ação Como explicar quadros a uma lebre morta e ao Sermão de Santo Antônio aos peixes
Palavras-chave:
Joseph Beuys, Antônio Vieira, Performance, Oratória barroca, Arte contemporânea, Baroque oratory, Contemporary artResumo
O presente artigo pretende pensar a contribuição do conceito de performance como categoria crítica. Como materiais analisados, elegemos a obra de dois artistas: Antônio Vieira, e seu Sermão de Santo Antônio aos peixes, e Joseph Beuys, com a ação Como explicar quadros à lebre morta. Nosso esforço é de entender os caminhos que a idéia de performance pode desenhar de uma obra a outra, de um tempo a outro. Para isso, apresentamos, primeiramente, a presença histórica da performance e, a seguir, percorremos os traços performáticos nas obras citadas.Downloads
Publicado
18/12/2007
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista de Letras. Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.
A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.