The Double Texture

Allegorical and Figurative Games in the Construction of the Narrative of Esau and Jacó

Authors

  • Kellen Dias de Barros Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Duque de Caxias – Rio de Janeiro – Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1550-7563
  • Alessandra Cristina Moreira de Magalhães Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) – Campus Maria da Graça. Coordenação do Ensino Médio. Professora EBTT. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7476-9507

Keywords:

Machado de Assis, allegory, figure, fiction

Abstract

This text deals with the allegorical and figurative games in the construction of the narrative by Esaú and Jacó, by Machado de Assis. Machado’s novel is studied in the light of the concepts of allegory and figure from theorists such as Luiz Costa Lima, Walter Benjamin, Eric Auerbach and João Adolfo Hansen. It is a theoretical-critical reflection on the relationships that are established between the textual fabric and its unfolding in fiction.

Author Biographies

Kellen Dias de Barros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Duque de Caxias – Rio de Janeiro – Brasil.

Kellen Dias de Barros é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com graduação em Letras, é Doutora em Literatura Comparada, Mestre em Literatura Brasileira, obtendo todos os títulos pela UERJ. É pesquisadora Prodocente UERJ, coordenando o projeto “Do lado de fora do mundo: a literatura na formação de professores”. Realiza pesquisas na área de Literatura, de Filosofia, promovendo um constante diálogo entre as duas áreas, estando particularmente voltada para a investigação das dimensões ética e estética da literatura num contexto educacional. A pesquisadora integra o Grupo de Estudos sobre Interculturalidade, Educação e Linguagens, junto ao CNPq, atuando na linha “Leitura, literatura e subjetividades” e o Grupo de Pesquisa CNPq EnLIJ – Encontros com a Literatura Infantil/Juvenil: ficção, teorias e práticas, certificado pela UERJ junto ao CNPq.

Alessandra Cristina Moreira de Magalhães, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) – Campus Maria da Graça. Coordenação do Ensino Médio. Professora EBTT. Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil.

Professora EBTT de Língua Portuguesa e Literatura do CEFET-RJ, atuando na graduação e Ensino Médio, participa do projeto de extensão Cinedebate: arte, memória e política. Formada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é pós-graduada em História da África e dos Negros no Brasil, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), fez mestrado em Estudos de Literatura pela PUC-Rio e doutorado em Literatura Comparada pela UFF, pesquisando a relação entre literatura, história e política na literatura angolana. Atua na área de mediação de leitura, formação de leitores e divulgação de literatura nas redes sociais.

Published

04/04/2022

Issue

Section

Varia