Aquele que volta

Autores

  • Thomas B. Byers University of Louisville – Department of English. Louisville, KY – USA. 40292 –

Palavras-chave:

Pós-modernismo, Pós-modernidade, Capitalismo tardio,

Resumo

Apesar de sua morte ser constantemente anunciada, o pós-modernismo não descansará em paz até que ultrapassemos a fase tardia do capitalismo. O pós-modernismo é melhor compreendido no plural, como abarcando todas as várias e conflitantes reações discursivas e artísticas à pós-modernidade. A pós-modernidade é a situação e estrutura sociais e culturais da experiência e sentimento característicos da vida no capitalismo tardio nos países e regiões pós-imperiais altamente desenvolvidos (especialmente os Estados unidos, a Europa Ocidental e o Japão). As principais categorias de reação a ela incluem o pós-modernismo de jogo e de resistência, assim como o pós-modernismo antipós-moderno. Este artigo descreve o capitalismo tardio e a pós-modernidade e disseca e contrasta as três espécies de pós-modernismo. O pós-modernismo de jogo ou “alto” pós-modernismo inclui fenômenos tais quais a desconstrução e o ceticismo diante das narrativas grandiosas, a metaficção, a pop art, a arquitetura de pastiche de Michael Graves e os filmes de Spike Jonze e Baz Luhrmann. O pós-modernismo de resistência é aquele da esquerda pós-1968 e da historiografia e crítica, arte e literatura que buscam desmantelar as histórias e cânones oficiais e recuperar as narrativas de minorias anteriormente apagadas. Os pós-modernismos antipós-modernos incluem discursos que percorrem todo o espectro político e artístico e que advogam um retorno ao modernismo ou a metanarrativas tradicionais como resposta à pós-modernidade.

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Seção

Pós-modernismo