Astuto, oculto y evidente:
A pesquisa, de Juan José Saer, como símbolo de la aporía interpretativa
Palabras clave:
A pesquisa, Juan José Saer, leitura, narrador, simbolismoResumen
O presente artigo analisa o romance A pesquisa, de Juan José Saer, elucidando os modos pelos quais os limites do relato, da interpretação, da linguagem e da própria objetividade compõem a moldura deste romance policial. A estrutura do romance é formada por três níveis macros, os quais se desdobram em outros de modo abismal. Pichón e seu relato policial ocupam o centro nevrálgico do romance, pois traz o investigador Morvan diante do mistério que envolve um serial killer de anciãs francesas. A narrativa de Pichón, por sua vez, evoca toda uma gama mitológica e simbólica que ilumina, retrospectivamente, todo o romance. Paralelamente, desenvolve-se uma discussão em torno de um romance intitulado Nas tendas gregas, o qual traz toda uma discussão em torno do conceito de verdade ficcional e verdade da experiência. Para discutir esses e outros níveis da narrativa, trazemos os comentários de Adorno a respeito da posição do narrador em momentos de crise do próprio ato de narrar, além de reflexões simbólicas, que ampliam significativamente a dimensão interpretativa da obra.Desse modo, cremos oferecer elementos suficientes para manter produtivamente a aporia interpretativa do romance de Juan José Saer.
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