A ficção pós-modernista e a busca das verdades possíveis – uma resenha teórica

Autores

Palavras-chave:

Literatura inglesa, Literatura pós-modernista, Revivalismo vitoriano, Narrativa,

Resumo

O presente artigo delineia condições sociais e históricas que conduziram a um revivalismo do século XIX no campo da literatura pós-moderna inglesa entre finais do século XX e a passagem para o século XXI. Registamos, numa forma sintética, pressupostos teóricos da recuperação da época vitoriana, integrando-os em conceptualizações disruptivas, à época, da H/história e respetivas implicações ao nível da narrativa. Ao revermos o modo como o romance histórico pós-moderno foi abordado pela teoria nestas décadas, recorremos às propostas de Linda Hutcheon (1988, 1989), Amy Elias (2001) e David W. Price (1999). Com este enquadramento teórico, pretendemos compreender o desejo subjacente à escrita de verdades históricas possíveis que, em nosso entendimento, motivou os romances pós-modernos ingleses do período histórico em apreço, como os paradigmáticos The French Lieutenant’s Woman de John Fowles (1969) e Possession de A. S. Byatt (1990).

Biografia do Autor

Ana Cristina Mendes, UL – Universidade de Lisboa. Faculdade de Letras – Departamento de Estudos Anglísticos. Lisboa

Ana Cristina Mendes, doutorada em Estudos de Cultura, Cultura Inglesa, é Professora Auxiliar no Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora no Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL/ULICES). 

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Publicado

21/09/2018

Edição

Seção

Artigos