A fantástica configuração da morte em Poe: uma leitura de “Morella”, “Ligéia” e “Eleonora”

Autores

  • Ana Maria Zanoni da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Fantástico, Morte, Vampiro, Além-túmulo, Hesitação,

Resumo

A obra de Edgar Allan Poe é vasta e desperta diferentes efeitos no leitor, como: o mistério, o horror e a hesitação. Todorov (1992) considera a hesitação a característica essencial ao fantástico, uma vez que este se relaciona com a hesitação sentida pela personagem e transferida, também, para o leitor. Em The Philosophy of Composition, Poe elege a morte como um dos temas universais, o qual se torna também o mais poético quando associado a uma bela mulher. No ensaio, ele descreve as etapas de configuração do poema The Raven, demonstrando como se deu a escolha dos elementos inserido na composição a fim de despertar, no leitor, os sentimentos do amante mediante a perda da amada. A morte é um tema recorrente na criação poeana, porém o tratamento estético a ele conferido permite ao poeta promover, por meio de diferentes modos, a irrupção do fantástico. Nesse sentido, este trabalho explora a configuração fantástica da morte feminina nos contos “Morella”, “Ligéia” e “Eleonora”, a fim de demonstrar a atualização e a reformulação tanto do tema em apreço como de alguns motivos propícios à irrupção do sobrenatural tais como: a possessão, o vampiro, o retorno do além-túmulo.

Biografia do Autor

Ana Maria Zanoni da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Docente do Departamento de Linguistica, Letras, Comunicação e Artes. Aréa Letras

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Publicado

15/05/2017

Edição

Seção

Artigos