"Cântico dos Cânticos" e o Lírio do vale, de Balzac:

Ramificações

Autores

  • Lucius Flavius de Mello Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de Letras Modernas. São Paulo – SP – Brasil

Palavras-chave:

Balzac, Bíblia, Comédia Humana, Alegoria, Realismo

Resumo

Este artigo analisa as ramificações do “Cântico dos cânticos” no romance de Honoré de Balzac, O Lírio do Vale. Mostramos que o autor francês se deixa influenciar pelo poema de amor bíblico e planta, na sua obra, alusões, citações, ironias e reinvenções de versos do livro mais erótico da Bíblia, matriz da poesia ocidental. Nossa pesquisa mostra que, ao colher o seu Lírio no “Cântico dos cânticos”, Balzac reforça ainda mais a ideia de fazer da sua Comédia Humana uma Bíblia Mundana.

 

Biografia do Autor

Lucius Flavius de Mello, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de Letras Modernas. São Paulo – SP – Brasil

Doutorando em Letras no Departamento de Letras Modernas USP e Sorbonne Lettres Paris - Bolsista CAPES PRINT - Doutorado Sanduiche. Tema da tese: Balzac e a Bíblia. Orientação : Berta Waldman e Gloria Carneiro do Amaral.

Mestre em Letras pelo DLO - USP. Tema da dissertação: Milton Hatoum e o Livro do Gênesis. Pesquisa publicada com apoio FAPESP em 2014 com o titulo: Dois irmãos e seus precursores: o mito e a Biblia na obra de Milton Hatoum.

Jornalista. 

Finalistado  Prêmio Jabuti em 2003.

Downloads

Publicado

30/03/2021

Edição

Seção

Artigos