Sonho, morte e renovação:

como a vanguarda surrealista contribuiu para a modernização do romance

Autores

  • Rafael Gallina Bin Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara - SP - Brasil

Palavras-chave:

Teoria do romance, Milan Kundera, Surrealismo, Nouveau Roman

Resumo

O presente artigo estabelece uma reflexão a respeito do estatuto do romance após os duros ataques sofridos em decorrência da publicação do Manifesto do Surrealismo, escrito por André Breton em 1924. O objetivo é examinar como a crítica surrealista a essa forma literária motivou reações voltadas para a atualização e legitimação do romance como gênero pertinente no século XX. Nesse sentido, confrontamos a crítica surrealista com as alternativas oferecidas pelo Nouveau Roman e por Milan Kundera à provocação bretoniana. A comparação entre as três atitudes revela o quanto a dinâmica dialética entre manifestações estéticas beneficia o campo literário como um todo e enriquece a experiência humana.

Biografia do Autor

Rafael Gallina Bin, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara - SP - Brasil

Mestrando em Estudos Literários.

Downloads

Publicado

30/03/2021

Edição

Seção

Artigos