André Gide e o questionamento do romance

Auteurs

  • Regina Salgado Campos

Mots-clés :

Romance moderno francês, André Gide, Mise en abyme

Résumé

Trata-se de apresentar os elementos que, na produção fi ccional de André Gide, remetem a um trabalho de questionamento do gênero romance a partir do fi nal do século XIX. Gide não chama de romance nenhuma das narrativas ou farsas que antecedem o único livro considerado como tal, ou seja, Os moedeiros falsos (Les faux-monnayeurs) (1926). Nessa obra temos a temática do gênero discutida pelo protagonista Edouard, ele mesmo um escritor que está em fase de redação de um romance que tem o mesmo título do livro que estamos lendo. Analisamos, portanto, a estratégia de mise en abyme, de um livro dentro do livro. Ainda analisamos o recurso ao texto em primeira pessoa do diário de Edouard que nos é dado ler, bem como os relatos de várias personagens sobre um mesmo fato ocorrido, o que introduz a idéia de presença dos vários pontos de vista possíveis que relativizam o discurso da Verdade do narrador onisciente. Palavras-chave: Romance moderno francês. André Gide. Mise en abyme.

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Publiée

27/10/2009

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