Albert Camus: um escritor francês
Mots-clés :
Estudos culturais, Gênero, Literatura colonial, Literatura pós-colonial, Discurso colonial, Identidade versus outridadeRésumé
Dando continuidade a diálogo franco e aberto com os Estudos Culturais, de imediato, ao orientar nossa percepção analítico-literária à obra romanesca camuseana, L’étranger e La peste, arrolados ao gênero romance, não podemos classifi cá-los como Literatura Colonial e Pós-Colonial. Tampouco, ambos não representam discurso colonialista e/ou colonizador, muito embora façam parte do cânone literário francês, ou seja, são cosmopolistas. Conquanto L’étranger e La peste têm seu “plot” circunscrito às cidades Alger- Oran, hoje, pertencentes à República da Argélia, o tema desenvolvido nesses dois romances é inquestionavelmente universal. Tal tema desdobra-se em dois sub-temas, a saber: o da identidade versus alteridade, e o da morte versus sobrevivência. O estrangeiro é o não-familiar, embora pertença ao gênero humano. A outridade, vivida como Absoluto, leva irremediavelmente à perda da identidade, ou seja, à MORTE. Assim sendo, as duas obras em foco, além de não só parecerem, são, de fato, realistas-“existencialistas”, fazem parte das obras que dão continuidade à expressão do sempre presente Humanismo Trágico, em um século em que o Humanismo está posto em xeque, em um século em que a Tragédia já não reconhece mais as condições sociais que lhe valeram sua sobrevivência – o diálogo entre Deuses e Aristocratas! Palavras-chave: Estudos culturais. Gênero. Literatura colonial. Literatura pós-colonial. Discurso colonial. Identidade versus outridade.Téléchargements
Publiée
27/10/2009
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Artigos
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