Pontos de vista matizados: a focalização em Bel-ami, de Maupassant

Auteurs

  • Brigitte Monique Hervot UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Letras de Assis – Departamento de Letras Modernas. Assis – SP – Brasil.

Mots-clés :

Guy de Maupassant, Bel-Ami, Narrador, Focalizador,

Résumé

Maupassant aprendeu desde cedo que a arte e o talento passam pelo olhar, conforme lhe ensinara Flaubert. Em Bel-Ami (1885), a questão central para o autor é conseguir transmitir, de maneira viva, a metamorfose de um jovem ambicioso, contando – por meio do narrador – e, sobretudo, mostrando – por meio do focalizador –, sua ascensão no plano amoroso, material e social. Mais do que contar sua história, Maupassant mostra ao leitor os olhares que pousam no seu herói, olhares que se cruzam e se refletem explícita e constantemente no decorrer da narrativa, e, por meio dos quais, a personagem se revela e se situa na realidade que a cerca.

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