A Representação do Teatro nos Romances Franceses do Século XIX: realismo e efeitos dramáticos

Autores

  • Bruna G. Silva Rondinelli Doutoranda em Teoria e História Literária. UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de estudos da linguagem. Programa de Pós Graduação de Teoria e História Literária. Campinas - SP

Palavras-chave:

Teatro, Romance Francês, Representação Literária,

Resumo

Este artigo analisa o modo pelo qual o teatro, enquanto atividade artística e cultural, foi representado em romances franceses publicados entre as décadas de 1830 e 1860, tais como O Vermelho e o Negro, de Stendhal, Ilusões Perdidas, de Balzac, O Conde de Monte Cristo, de Dumas (pai), A Dama das Camélias, de Dumas (filho), e Madame Bovary, de Flaubert. A partir das análises, foi possível concluir que as referências às salas de espetáculos, peças e dramaturgos do teatro francês oitocentista conferem realismo e dramaticidade às personagens e às ações dos romances.

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Publicado

03/11/2016

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Artigos