A ambiguidade da ciência e do estado em Bourdieu

Autores

  • Fabrício Barbosa Maciel Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Pierre Bourdieu, Ciência nacional, Estado nacional, Sistema escolar, Circuito de legitimação,

Resumo

A primeira parte do artigo reconstrói a ambiguidade da ciência moderna a partir da obra de Pierre Bourdieu. A segunda parte reconstrói a ambiguidade do Estado moderno para Bourdieu, bem como a função e a ambiguidade do sistema escolar, como campo relativamente autônomo do Estado. No geral, a articulação entre as duas compreensões sugere caminhos para o esclarecimento de um “circuito de legitimação” moderno, composto principalmente, mas não apenas, pela ciência nacional e pelo Estado, com seu sistema escolar. Esta compreensão se apresenta como um dos caminhos para a desnaturalização da legitimação das desigualdades sociais contemporâneas e de sua inerente dominação de classe.

Biografia do Autor

Fabrício Barbosa Maciel, Universidade Federal de Juiz de Fora

Depto. de Ciências Sociais da UFJF

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Publicado

21/12/2012

Edição

Seção

Teoria social