Do NAFTA ao USMCA

Trump e os interesses nacionais

Autores

  • Karina Lilia Pasquariello Mariano UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (FCL – UNESP) e Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP).
  • Angelo Raphael Mattos PPG-STD – Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). 01001-900.
  • Daniela Rodrigues Sugahara UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. 14800-901.

Palavras-chave:

NAFTA, USMCA, Política comercial, Governo Trump

Resumo

A renegociação do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (NAFTA) foi tema central na campanha eleitoral do candidato Donald Trump, e em sua agenda de governo. Este artigo analisa o processo de negociação que levou à substituição do NAFTA pelo United States-Mexico-Canada Agreement (USMCA), discutindo a postura do governo estadunidense na renegociação, assim como as principais mudanças contidas no novo acordo e as tensões geradas para a sua ratificação junto ao Congresso dos EUA. O artigo busca demonstrar que o USMCA não é um produto do governo Trump, mas o resultado de uma agenda interna marcada por múltiplos interesses e atores.

Downloads

Publicado

21/06/2021