Um perfil sobre a expansão do ensino superior recente no Brasil: aspectos democráticos e inclusivos

Autores

  • Antonio Carlos Henriques Marques UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul. Pesquisador do grupo Inovação e Educação/UFSCar. Chapecó – SC – Brasil. 89812-000
  • Vera Alves Cepêda UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Departamento de Ciências Sociais. Pesquisadora do grupo Inovação e Educação/UFSCar. São Carlos – SP – Brasil. 13.565-905

Palavras-chave:

Políticas públicas, Ensino superior, Inclusão, Cidadania,

Resumo

Este artigo procura analisar o cenário e os objetivos que orientam a recente expansão do ensino superior público no Brasil, em especial o crescimento no segmento das universidades federais (IFES). O recorte neste segmento legitima-se pelo vínculo direto das IFES com a política governamental federal, dotada de recursos – econômicos, normativos e legais – capazes de produzir profundas mudanças diretas e indiretas no sistema de ensino superior em plano nacional. A ampla e enérgica ação do governo federal na última década pode representar uma política de estado, consciente e concertada para a área do ensino superior. Sob esta hipótese, procuramos detectar o impacto quantitativo da expansão e suas estratégias qualitativas – com destaque para o tema da inclusão e da diminuição das desigualdades sociais e culturais a partir de novas bases de acesso, ingresso, permanência e telos da atuação das universidades públicas.

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Seção

Desenvolvimento e Inclusão