Criação de um modelo canvas para planejamento acadêmico aliado a ferramentas de design thinking

Cristiane Regina Ruiz

Resumo


Na educação, os momentos em que os gestores da instituição e o corpo docente necessitam organizar ideias e planejar são diversos. Um momento específico e complexo que antecede o início do período letivo é o planejamento acadêmico. Para inovar no planejamento acadêmico foi construído um modelo Canvas que se adequasse às necessidades institucionais e aos desafios de revitalização do plano de ensino aprendizagem e maior integração da equipe docente aliado a atividades que utilizaram a ferramenta Design Thinking para uma abordagem sistêmica na solução de problemas. Os resultados obtidos demonstram que o ambiente mais motivador e criativo possibilitou apontar de forma mais ampla os aspectos das ideias criadas e refinadas, estimulou a geração de um grande número de ideias em um curto espaço de tempo e auxiliou a validar ideias reduzindo incertezas, além de identificar quais das soluções pensadas faziam mais sentido para os participantes em relação ao desafio proposto.


Palavras-chave


Canvas; Design Thinking; Educação; Inovação; Planejamento.

Texto completo:

PDF PDF (English)

Referências


BROWN, T. Design Thinking uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Alta Books, 2017.

CAVALCANTI, C. C.; FILATRO, A. Design Thinking: na educação presencial, a distancia e coorporativa. Ed. Saraiva, 2016.

LIEDTKA, J.; OGILVIE, T. A magia do design thinking – um kit de ferramentas par o crescimento rapido de sua empresa. HSM, 2015.

SEBRAE. Cartilha: O quadro de modelo de negócios – um caminho para criar, recriar e inovar em modelos de negócios 2013.

VIANNA, M. et al. Design thinking – inovação em negócios. MJV press, 2011.

VINHA RICIERI, D. D.; LUCIA ANDRADE BAHIENSE, V. Canvas A visão INNOVARES do Business Model Canvas para Educação. Rede Innovares de conhecimento, 2016.




DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.11762



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

Licença Creative Commons 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.