Criação de um modelo canvas para planejamento acadêmico aliado a ferramentas de design thinking
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.11762Palavras-chave:
Canvas, Design Thinking, Educação, Inovação, Planejamento.Resumo
Na educação, os momentos em que os gestores da instituição e o corpo docente necessitam organizar ideias e planejar são diversos. Um momento específico e complexo que antecede o início do período letivo é o planejamento acadêmico. Para inovar no planejamento acadêmico foi construído um modelo Canvas que se adequasse às necessidades institucionais e aos desafios de revitalização do plano de ensino aprendizagem e maior integração da equipe docente aliado a atividades que utilizaram a ferramenta Design Thinking para uma abordagem sistêmica na solução de problemas. Os resultados obtidos demonstram que o ambiente mais motivador e criativo possibilitou apontar de forma mais ampla os aspectos das ideias criadas e refinadas, estimulou a geração de um grande número de ideias em um curto espaço de tempo e auxiliou a validar ideias reduzindo incertezas, além de identificar quais das soluções pensadas faziam mais sentido para os participantes em relação ao desafio proposto.
Downloads
Referências
BROWN, T. Design Thinking uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Alta Books, 2017.
CAVALCANTI, C. C.; FILATRO, A. Design Thinking: na educação presencial, a distancia e coorporativa. Ed. Saraiva, 2016.
LIEDTKA, J.; OGILVIE, T. A magia do design thinking – um kit de ferramentas par o crescimento rapido de sua empresa. HSM, 2015.
SEBRAE. Cartilha: O quadro de modelo de negócios – um caminho para criar, recriar e inovar em modelos de negócios 2013.
VIANNA, M. et al. Design thinking – inovação em negócios. MJV press, 2011.
VINHA RICIERI, D. D.; LUCIA ANDRADE BAHIENSE, V. Canvas A visão INNOVARES do Business Model Canvas para Educação. Rede Innovares de conhecimento, 2016.