DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE AÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR A PARTIR DE FERRAMENTAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA E MODELOS DE NEGÓCIOS PARA EQUIPES

Cristiane Regina Ruiz

Resumo


As mudanças no cenário da educação com a atualização dos instrumentos de avaliação do MEC em 2017 mostram que a mentalidade das IES precisa ser renovada com foco maior em planejamento, inovação e disrupção. O papel do coordenador de curso deve estar pautado em um plano de ação documentado e compartilhado administrando a potencialidade do corpo docente e favorecendo a integração e a melhoria contínua. A gestão estratégica auxilia na ruptura de antigos paradigmas e na implementação de ideias inovadoras. Diante desses novos desafios o Centro Universitário São Camilo - SP propôs, por meio deste artigo, relatar sua experiência no que diz respeito ao processo de construção conjunta entre docentes e coordenação para a criação de um plano de ação anual. A criação e implementação deste plano de ação tiveram um impacto positivo na condução do planejamento acadêmico, além de auxiliar na detecção precoce de problemas, no comprometimento do gestor e da equipe, na identificação da necessidade de redefinições de ações, além de estimular uma abordagem cooperativa e ajudar a ordenar ações individuais para esforço global.


Palavras-chave


Planejamento. Plano de ação. Gestão estratégica. Graduação. Educação. Ensino Superior.

Referências


CAGGY, R. C.; BENEVIDES, T. M. Strategic canvas: conduza a estratégia do seu negócio por caminhos dinâmicos e criativos de forma inovadora. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

CLARK, T.; HAZEN, B.; PIGNEUR, Y. Business models for teams: descubra como sua organização realmente funciona e como as pessoas se encaixam nela. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

INEP, I. N. D. E. E. P. E. A. T. Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância. Brasília: Inep/MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira 2017.

REIS, F. J. G.; COVAC, F.; COVAC, J. R. Novos instrumentos de avaliação favoreem inovações nas IES. São Paulo: SEMESP 2017.

RUIZ, C. R. Criação de um modelo canvas para planejamento acadêmico aliado a ferramentas de design thinking. 2019, p. 7, 2019-03-06 2019. ISSN 1519-9029. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11762 >.

VAN DER PIJL, P.; LOKITZ, J.; SOLOMON, L. K. Planeje melhor seu negócio: novas ferramentas, habilidades e mentalidade para estratégia e inovação. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.




DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.12909



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

Licença Creative Commons 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.