Desenvolvimento de um plano de ação para o ensino superior a partir de ferramentas de gestão estratégica e modelos de negócios para equipes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.12909

Palavras-chave:

Planejamento, Plano de ação, Gestão estratégica, Graduação, Educação, Ensino superior.

Resumo

As mudanças no cenário da educação com a atualização dos instrumentos de avaliação do MEC em 2017 mostram que a mentalidade das IES (Instituições de Ensino Superior) precisa ser renovada com foco maior em planejamento, inovação e disrupção. O papel do coordenador de curso deve estar pautado em um plano de ação documentado e compartilhado, administrando a potencialidade do corpo docente e favorecendo a integração e a melhoria contínua. A gestão estratégica auxilia na ruptura de antigos paradigmas e na implementação de ideias inovadoras. Diante desses novos desafios o Centro Universitário São Camilo - SP propôs, por meio deste artigo, relatar sua experiência no que diz respeito ao processo de construção conjunta entre docentes e coordenação para a criação de um plano de ação anual. A criação e implementação deste plano de ação tiveram um impacto positivo na condução do planejamento acadêmico, além de auxiliar na detecção precoce de problemas, no comprometimento do gestor e da equipe, na identificação da necessidade de redefinições de ações, além de estimular uma abordagem cooperativa e ajudar a ordenar ações individuais para esforço global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Regina Ruiz, Centro Universitário São Camilo

Doutora em Ciencias - Morfologia pela UNIFESP - EPM, Mestre em Ciências - Morfologia pela UNIFSP - EPM, Coordenadora do curso de Pós-graduação em Anatomia Macroscópica e recursos técnicos de laboratorio aplicados à Morfologia e Coordenadora dos Eixos institucionais do Centro Universitário São Camilo - SP

Referências

CAGGY, R. C.; BENEVIDES, T. M. Strategic canvas: conduza a estratégia do seu negócio por caminhos dinâmicos e criativos de forma inovadora. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

CLARK, T.; HAZEN, B.; PIGNEUR, Y. Business models for teams: descubra como sua organização realmente funciona e como as pessoas se encaixam nela. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância. Brasília: Inep/MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017.

REIS, F. J. G.; COVAC, F.; COVAC, J. R. Novos instrumentos de avaliação favorecem inovações nas IES. São Paulo: SEMESP 2017.

RUIZ, C. R. Criação de um modelo Canvas para planejamento acadêmico aliado a ferramentas de Design Thinking. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 2, p. 321-327, maio/ago., 2019. E-ISSN:1519-9029. DOI: 10.22633/rpge.v23i2.11762

VAN DER PIJL, P.; LOKITZ, J.; SOLOMON, L. K. Planeje melhor seu negócio: novas ferramentas, habilidades e mentalidade para estratégia e inovação. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

Publicado

06/01/2020

Como Citar

RUIZ, C. R. Desenvolvimento de um plano de ação para o ensino superior a partir de ferramentas de gestão estratégica e modelos de negócios para equipes. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 1, p. 285–293, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i1.12909. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/12909. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência