Ferramentas criativas para o ensino da neuroanatomia e neurofisiologia
Uma experiência no curso de psicologia
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.17029Palavras-chave:
História em quadrinhos, Infográfico, Inovação, Neuroanatomia, NeurofisiologiaResumo
Com o retorno das aulas presenciais, após as restrições da pandemia, surgiram diversas mudanças para os professores e alunos. No relato, foi destacado o uso de metodologias criativas na disciplina de Neuroanatomia e Neurofisiologia, embasadas na teoria da aprendizagem ativa. A educação está em constante evolução, e o desafio atual é manter o engajamento dos alunos e oferecer um conhecimento relevante. A abordagem visa envolver os alunos no processo de ensino-aprendizagem, incentivando a criação, modelagem, prototipagem e colaboração, resultando em uma experiência positiva de aprendizado e avaliação. As atividades realizadas mobilizaram conhecimentos empíricos e científicos, promovendo a interação social e o diálogo, além de permitir que os alunos criassem materiais de apoio para a disciplina e estudos individuais. Concluiu-se que, ao criar um ambiente de ensino e aprendizagem interativo, no qual os alunos se envolvem ativamente e aplicam o conhecimento adquirido, as metodologias ativas possibilitam uma aprendizagem mais profunda e significativa.
Downloads
Referências
CAVALCANTI, C. C; FILATRO, A. Design Thinking na educação presencial, à distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2017.
FORTE, A. Recepção Clínica. Vivadecora, [21--]. Disponível em: https://www.vivadecora.com.br/foto/129873/recepcao-clinica. Acesso em: 17 set. 2022.
HATTIE, J. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2017.
HUG, T. Micro learning and narration: exploring possibilities of utilization of narrations and storytelling for the designing of "micro units" and didactical micro-learning arrangements. 2005. Disponível em: http://hug-web.at/drupal/sites/ default/files/2005_Microlearning-and-Narration_Hug.pdf. Acesso em: 30 jun. 2022.
KELLEY, T; KELLEY, D. Confiança Criativa: libere sua criatividade e implemente suas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
LIEDTKA, J.; OGILVIE, T. A magia do Design Thinking: um kit de ferramentas para o crescimento rápido da sua empresa. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
PALÁCIOS, F.; TERENZZO, M. O Guia Completo do Storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.
TENÓRIO, N. et al. Uso da Storytelling para a construção e o compartilhamento do conhecimento na educação. Educação Por Escrito, v. 11, n. 2, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/ porescrito/article/view/30601/26337. Acesso em: 30 jun. 2022.
XAVIER, A. Storytelling: histórias que deixam marcas. 10. ed. Rio de Janeiro: Best.Business, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.