Aspectos da gestão escolar e da tríade ensino, pesquisa e extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13913

Palavras-chave:

Gestão escolar, Ensino, pesquisa e extensão, Esforço coletivo

Resumo

Este artigo objetivou descrever de maneira concisa acerca da Gestão escolar contemporânea e suas duas divisões, no caso a Gestão pedagógica e a Gestão administrativa. Bem como, caracterizar o Ensino superior, a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão e as personagens que estão envolvidas no processo de “esforço coletivo” voltado às práticas da Educação de qualidade. A fundamentação teórica desta pesquisa tem por alicerce estudos a respeito dos temas supracitados. Através de uma pesquisa bibliográfica foram obtidos elementos para a constituição do referencial teórico. A construção em questão, possibilitará a ampliação da discussão sobre os temas abordados, assim como, sobre as práticas desenvolvidas e direcionadas a alcançar de um modelo de Gestão escolar que supra as necessidades profissionais e sociais dos indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaeder Araujo Monteiro, Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC), Assunção – Paraguai

Doutorando em Ciências da Educação.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833, 23 dez. 1996. PL 1258/1988

CAVALCANTE, J. F. Educação superior: conceitos, definições e classificações. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.

CHIAVENATO, I. Introdução geral a teoria geral da administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

DICIO. Dicionário Online de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/. Acesso em: 01 jun. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FÁVERO, M. L. A. A universidade brasileira em busca de sua identidade. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia, Alternativa, 2004.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Revista e ampliada. Goiânia: MF Livros, 2008.

LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

MACIEL, A. S. O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: um balanço do período 1988-2008. 2010. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, 2010.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1990.

MARTINS, J. Administração escolar: uma abordagem administrativa em educação. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1999.

MARANHÃO. Lei n. 104/2014. Projeto de Lei que cria o Plano Estadual de Educação. São Luís: PEE, 2014.

MOACYR, P. A instrução e o império. Subsídios para a história da educação no Brasil: 1854-1889. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1937.

MOITA, F. M. G. S. C; ANDRADE, F. C. B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissolubilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 41, p. 269-280. ISSN 1809-449X. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000200006

NEVES, C. E. B. A estrutura do ensino superior no Brasil. In: SOARES, M. S. A. (Org.). A educação superior no Brasil. Brasília: CAPES, 2002.

PEREIRA, S. M. Impasses e perspectivas para a democratização da gestão escolar: os especialistas técnicos em questão. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1, p. 244-268, jan./abr. 2012.

FORPROEX. Política de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX). João Pessoa, PB, 2009.

RAYS, O. A. Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade. Revista Cadernos de Educação Especial, Santa Maria, n. 21, 2003. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X

RODRIGUES, G. M. Desafios da gestão universitária contemporânea. Porto Alegre: Artmed, 2011.

ROSSATO, E. A expansão do ensino superior no Brasil: do domínio público à privatização. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2006.

RUMBLE, G. A gestão dos sistemas de ensino a distância. Brasília: Unesco, 2003.

SANDER, B. Administração da educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília: Liber Livro, 2007.

SANTOS, C. R. A gestão educacional e escolar para a modernidade. São Paulo: Cencage Learning, 2008.

SANTOS, T. M. Noções de administração escolar. São Paulo: Companhia Editora nacional, 1996.

SILVA, N. M. N. P. De missão à jornada: o caminho da educação. Andirá: Ed. Godoy, 2007.

SOARES, J. F. Melhora do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 135-160, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000100007

TORRES, C. A. Teoria crítica e sociologia política da educação. In: TORRES, C. A. (Org.). Teoria crítica e sociologia política da educação. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.

Publicado

02/01/2021

Como Citar

MONTEIRO, J. A. Aspectos da gestão escolar e da tríade ensino, pesquisa e extensão. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 52–67, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.13913. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13913. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos