Educação de estudantes por meio do patrimônio nacional e cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14979

Palavras-chave:

Educação, Folclore, Linguagem nativa, Professor de escola primária, Língua estrangeira, Potencial pedagógico, Formação, Desenvolvimento

Resumo

É considerado o uso de peculiaridades culturais nacionais para estudantes universitários, ou seja, o folclore da língua nativa (russo e tártaro) no ensino de uma língua estrangeira na Universidade Federal de Kazan. A pesquisa visava estudar o potencial pedagógico do folclore da língua nativa no treinamento de futuros professores da escola primária. Os estudantes do 5º ano do Instituto de Psicologia e Educação participaram da experiência. O trabalho teve a duração de um ano. Os autores realizaram as aulas de língua inglesa onde utilizaram os gêneros do folclore (russo e tártaro) para diferentes fins educacionais. Os resultados do estudo foram a criação de alguns exercícios interessantes que ajudaram os estudantes a dominar suas habilidades comunicativas, melhorar sua pronúncia, gramática e expandir seu vocabulário. Os futuros professores da escola primária participaram ativamente da pesquisa e criação dos exercícios. Os alunos estavam envolvidos no ambiente de estudo da história e da cultura do país em que vivem, lendo, recontando e analisando contos de fadas, mitos, lendas, iscas. Traduzindo gêneros folclóricos de sua língua nativa para uma língua estrangeira, os estudantes desenvolveram e melhoraram seu vocabulário, comunicação e habilidades de tradução. De acordo com a experiência que os futuros professores da escola primária trabalharam arduamente no autodesenvolvimento, eles tentaram encontrar e utilizar fontes adicionais: dicionários, literatura, livros didáticos, enciclopédias e publicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irina Vasilyevna Terentyeva, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of International Relations, World Politics and Diplomacy, Institute of International Relations. Doctor of Sciences (Pedagogics).

Lyubov Grigorevna Chumarova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate professor of the Department of Foreign Languages, Institute of Foreign Relations.

Anastasia Viktorovna Fakhrutdinova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of Foreign Languages, Institute of International Relations. Doctor of Sciences (Pedagogics).

Marina Anatolevna Mefodeva, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate professor of the Department of Foreign Languages, Institute of International Relations.

Guzel Rafkatovna Fassakhova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Associate professor of the Department of Foreign Languages, Institute of Economics and Management.

Referências

AFANASYEV, A. N. Poetical beliefs of Slavs. Moscow: Akademicheskiy proekt, 2013.

ALLEN, V. F. Techniques in vocabulary teaching. New York: Oxford University Press, 1993.

ANIKIN, V. P. Russian folk proverbs, sayings, riddles, and childlore. Moscow: Vysshaya Shkola, 1957.

CHUMAROVA, L. G.; DULMUKHAMETOVA, G. F.; FAKHRUTDINOVA, A. V. Proverbs and folk sayings in teaching the languages. International Journal of Educational Sciences, v. 27, n. 1-3, p. 78-82, 2019.

CHUMAROVA, L.; KASIMOVA R.; GATAULLINA, R. Pedagogical Value of Folklore. The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences, v. LXXVIII, p. 805-811, 2019. DOI: https://doi.org/10.15405/epsbs.2020.01.87

FAKHRUTDINOVA, A. V.; KONDRATYEVA, I. G. Modern tendencies of the socio-oriented education of the students in the multicultural conditions: moral. Uchenye zapiskie KGAVM, v. 221, p. 228-235, 2015.

KAPITSA, O. I. Child lore. Songs, nursery rhymes, teasing rhymes, fairy tales, games. Leningrad, Priboy, 1928.

KATANOV, I. F. Historical songs of the Kazan Tatars. Kazan: Printing House of the Imperial University, 1899.

KAYUM, N. Selected works. Kazan, Tat.: Prince Publishing House, 1979.

MEFODEVA, M.; KHAYRUTDINOV, R.; FAKHRUTDINOVA, A. Value education philosophy in Russia and India. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES, 9., 2017, Barcelona. Proceedings […]. Barcelona, Spain: EDULEARN17, 2017. p. 9886-9891.

ROULET, E. Linguistic theory, linguistic description, and language teaching. London: Longman, 1972.

SABIROVA, D. R.; KHANIPOVA, R. R. Innovative approaches to teaching and learning English as second and English as foreign language in multilingual education. Humanities & Social Sciences Reviews, v. 7, n. 6, p. 45-48, 2019.

SHAKIROVA, A. A.; VALEEVA, R. A. Humanistic educational technologies of teaching foreign languages. Mathematics Education, v. 11, n. 1, p. 151-164, 2016.

SHUMOV, K. E. Tales and short tales. Perm, 1991.

SMIRNOV, Y. Slavic myths. Sankt-Petersburg: Paritet, 2009.

STERN, H. H. Fundamental concepts of language teaching. New York: Oxford University Press, 1983.

USHINSKIY, K. D. Selected pedagogical works. Moscow Prosvechenie, 1968.

VINOGRADOV, G. S. Russian childlore. Irkutsk, 1930.

Publicado

01/03/2021

Como Citar

TERENTYEVA, I. V.; CHUMAROVA, L. G.; FAKHRUTDINOVA, A. V.; MEFODEVA, M. A.; FASSAKHOVA, G. R. Educação de estudantes por meio do patrimônio nacional e cultural. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 428–438, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.14979. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14979. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.