Comunicação e liderança científica / educacional ARWU versus MosIUR
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14996Palavras-chave:
Rankings internacionais, Universidades, ARWU, MosIUR, InternacionalizaçãoResumo
O problema da promoção de universidades no ranking internacional, a relação do número de universidades na China e na Federação Russa, bem como a seleção de mecanismos para a promoção bem sucedida de universidades no Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais (ARWU) e a classificação internacional de Moscou "Três Missões Universitárias" (MosIUR) estão no foco da pesquisa. A hipótese é que o desenvolvimento de uma classificação internacional é uma tarefa estatal que atende às condições atuais da globalização no mundo. Os resultados das universidades ARWU e MosIUR na Rússia e na China para 2017 - 2019 são apresentados, uma análise comparativa do número total de universidades russas e chinesas, a dinâmica de seu progresso na classificação é feita. São discutidos os resultados de uma pesquisa com professores universitários sobre seu nível de conscientização sobre o ARWU e MosIUR. As conclusões sobre a orientação das universidades na Rússia e na China para a internacionalização do sistema nacional de ensino superior são tiradas. A participação das universidades russas e chinesas no ARWU e MosIUR é uma importante tarefa estatal no contexto da competitividade mundial das universidades.
Downloads
Referências
ABAKUMOVA, N. N.; XU, S. Entry and promotion of universities in the world rankings: the Russian and Chinese experience. 2020.
CHINA. Ministry of Education of China. 2010-2020 National medium- and long-term Education Reform and Development Program. Available: http://www.moe.edu.cn/srcsite/A01/s7048/201007/t20100729_171904.html. Access: 10 dec. 2020.
CHINA. National Bureau of Statistics of China. Available: http://www.stats.gov.cn/english/Statisticaldata/AnnualData/. Access: 10 dec. 2020.
FAKHRUTDINOVA A.V.; SHAMSUTDINOVA D.V.; RAMSIYA N.G, Paradigmatic methodology of civic culture formation process in young generation. Journal of Sociology and Social Anthropology, v.10, n. 4, p. 198-202, 2019.
KHOVANSKAYA, E. S.; FAKHRUTDINOVA, A. V.; MAKLAKOVA, N. V. University as a social phenomenon. Man in India, v. 97, n. 9, p. 101-107, 2017.
LANDINEZ, L.; KLIEWE, T.; DIRIBA, H. Entrepreneurial University Indicators in Global University Rankings. In: Developing Engaged and Entrepreneurial Universities. Springer, Singapore, 2019. p. 57-85.
LI, S. Transnational Higher Education in China: Thirty Years of Development. Higher Education Forum, v. 6, p. 49-58, 2018.
MESTER, G. Academic Ranking of World Universities. Review of the National Center for Digitization, Faculty of Mathematics, University of Belgrade, 2017. 50 p.
MUSSARD, M.; JAMES, A. P. Engineering the global university rankings: Gold standards, limitations and implications. IEEE Access, v. 6, p. 6765-6776, 2018.
RUSSIA. Decree of the Government of the Russian Federation of March 16, 2013 No. 211. On measures of state support for leading universities of the Russian Federation in order to increase their competitiveness among the world's leading scientific and educational centers. Available: https://base.garant.ru/70336756/. Access: 10 dec. 2020.
SITNICKI, M. W. determining the priorities of the development of Eu research universities Based on the analysis of rating indicators of World-class universities. Baltic Journal of European Studies, v. 8, n. 1, p. 76-100, 2018.
SUN, J. J. M. et al. Impact of English on education reforms in China: with reference to the learn-English movement, the internationalisation of universities and the English language requirement in college entrance examinations. Journal of Multilingual and Multicultural Development, v. 38, n. 3, p. 192-205, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.