Comunicação e liderança científica / educacional ARWU versus MosIUR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14996

Palavras-chave:

Rankings internacionais, Universidades, ARWU, MosIUR, Internacionalização

Resumo

O problema da promoção de universidades no ranking internacional, a relação do número de universidades na China e na Federação Russa, bem como a seleção de mecanismos para a promoção bem sucedida de universidades no Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais (ARWU) e a classificação internacional de Moscou "Três Missões Universitárias" (MosIUR) estão no foco da pesquisa. A hipótese é que o desenvolvimento de uma classificação internacional é uma tarefa estatal que atende às condições atuais da globalização no mundo. Os resultados das universidades ARWU e MosIUR na Rússia e na China para 2017 - 2019 são apresentados, uma análise comparativa do número total de universidades russas e chinesas, a dinâmica de seu progresso na classificação é feita. São discutidos os resultados de uma pesquisa com professores universitários sobre seu nível de conscientização sobre o ARWU e MosIUR. As conclusões sobre a orientação das universidades na Rússia e na China para a internacionalização do sistema nacional de ensino superior são tiradas. A participação das universidades russas e chinesas no ARWU e MosIUR é uma importante tarefa estatal no contexto da competitividade mundial das universidades.

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Biografia do Autor

Riyaz Gataullovoch Minzaripov, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Vice Director.

Anastasia Viktorovna Fakhrutdinova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of Foreign Languages, Institute of International Relatons.

Nataliia Nikolaevna Abakumova, National Research Tomsk State University (TSU), Tomsk

Associate Professor of the Department of General and Pedagogy Psychology. PhD in Education.

Sisi Xu, East China Normal University (ECNU), Shanghai

Professor of the International Chinese Language and Culture Institute.

Irina Vasilyevna Terentyev, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of International Relations, World Politics and Diplomacy, Institute of International Relations. Doctor of Sciences (Pedagogics).

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Publicado

01/03/2021

Como Citar

MINZARIPOV, R. G.; FAKHRUTDINOVA, A. V.; ABAKUMOVA, N. N.; XU, S.; TERENTYEV, I. V. Comunicação e liderança científica / educacional ARWU versus MosIUR. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 557–566, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.14996. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14996. Acesso em: 29 jul. 2021.

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