Comunicação e liderança científica / educacional ARWU versus MosIUR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.1.14996

Palavras-chave:

Rankings internacionais, Universidades, ARWU, MosIUR, Internacionalização

Resumo

O problema da promoção de universidades no ranking internacional, a relação do número de universidades na China e na Federação Russa, bem como a seleção de mecanismos para a promoção bem sucedida de universidades no Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais (ARWU) e a classificação internacional de Moscou "Três Missões Universitárias" (MosIUR) estão no foco da pesquisa. A hipótese é que o desenvolvimento de uma classificação internacional é uma tarefa estatal que atende às condições atuais da globalização no mundo. Os resultados das universidades ARWU e MosIUR na Rússia e na China para 2017 - 2019 são apresentados, uma análise comparativa do número total de universidades russas e chinesas, a dinâmica de seu progresso na classificação é feita. São discutidos os resultados de uma pesquisa com professores universitários sobre seu nível de conscientização sobre o ARWU e MosIUR. As conclusões sobre a orientação das universidades na Rússia e na China para a internacionalização do sistema nacional de ensino superior são tiradas. A participação das universidades russas e chinesas no ARWU e MosIUR é uma importante tarefa estatal no contexto da competitividade mundial das universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Riyaz Gataullovoch Minzaripov, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Vice Director.

Anastasia Viktorovna Fakhrutdinova, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of Foreign Languages, Institute of International Relatons.

Nataliia Nikolaevna Abakumova, National Research Tomsk State University (TSU), Tomsk

Associate Professor of the Department of General and Pedagogy Psychology. PhD in Education.

Sisi Xu, East China Normal University (ECNU), Shanghai

Professor of the International Chinese Language and Culture Institute.

Irina Vasilyevna Terentyev, Kazan Federal University (KPFU), Kazan

Professor of the Department of International Relations, World Politics and Diplomacy, Institute of International Relations. Doctor of Sciences (Pedagogics).

Referências

ABAKUMOVA, N. N.; XU, S. Entry and promotion of universities in the world rankings: the Russian and Chinese experience. 2020.

CHINA. Ministry of Education of China. 2010-2020 National medium- and long-term Education Reform and Development Program. Available: http://www.moe.edu.cn/srcsite/A01/s7048/201007/t20100729_171904.html. Access: 10 dec. 2020.

CHINA. National Bureau of Statistics of China. Available: http://www.stats.gov.cn/english/Statisticaldata/AnnualData/. Access: 10 dec. 2020.

FAKHRUTDINOVA A.V.; SHAMSUTDINOVA D.V.; RAMSIYA N.G, Paradigmatic methodology of civic culture formation process in young generation. Journal of Sociology and Social Anthropology, v.10, n. 4, p. 198-202, 2019.

KHOVANSKAYA, E. S.; FAKHRUTDINOVA, A. V.; MAKLAKOVA, N. V. University as a social phenomenon. Man in India, v. 97, n. 9, p. 101-107, 2017.

LANDINEZ, L.; KLIEWE, T.; DIRIBA, H. Entrepreneurial University Indicators in Global University Rankings. In: Developing Engaged and Entrepreneurial Universities. Springer, Singapore, 2019. p. 57-85.

LI, S. Transnational Higher Education in China: Thirty Years of Development. Higher Education Forum, v. 6, p. 49-58, 2018.

MESTER, G. Academic Ranking of World Universities. Review of the National Center for Digitization, Faculty of Mathematics, University of Belgrade, 2017. 50 p.

MUSSARD, M.; JAMES, A. P. Engineering the global university rankings: Gold standards, limitations and implications. IEEE Access, v. 6, p. 6765-6776, 2018.

RUSSIA. Decree of the Government of the Russian Federation of March 16, 2013 No. 211. On measures of state support for leading universities of the Russian Federation in order to increase their competitiveness among the world's leading scientific and educational centers. Available: https://base.garant.ru/70336756/. Access: 10 dec. 2020.

SITNICKI, M. W. determining the priorities of the development of Eu research universities Based on the analysis of rating indicators of World-class universities. Baltic Journal of European Studies, v. 8, n. 1, p. 76-100, 2018.

SUN, J. J. M. et al. Impact of English on education reforms in China: with reference to the learn-English movement, the internationalisation of universities and the English language requirement in college entrance examinations. Journal of Multilingual and Multicultural Development, v. 38, n. 3, p. 192-205, 2017.

Publicado

01/03/2021

Como Citar

MINZARIPOV, R. G.; FAKHRUTDINOVA, A. V.; ABAKUMOVA, N. N.; XU, S.; TERENTYEV, I. V. Comunicação e liderança científica / educacional ARWU versus MosIUR. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.1, p. 557–566, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.1.14996. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14996. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)