Aspectos axiológicos da educação familiar tradicional na região da Belgorod

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.7.16147

Palavras-chave:

Família, Valores, Região de Belgorod, Axiologia, Educação, Multiculturalismo

Resumo

O artigo é dedicado aos aspectos axiológicos da educação familiar tradicional na região de Belgorod. O artigo analisa e compara as características da educação familiar na Rússia e na região de Belgorod e fornece uma visão geral histórica do problema. Os autores concluem que a base da educação tradicional da família nas diferentes épocas históricas era: o respeito pelos mais velhos e a atenção aos mais novos; atitude de valorização da língua nativa na família; a educação para o trabalho desde a infância, baseada na divisão de responsabilidades de acordo com o gênero; atitude cuidadosa para com a terra; moralidade, consistindo de religião e nacionalidade, usando ritos familiares e de calendário. Multiculturalismo inerente à área de estudo: a interação das tradições russa, polonesa, ucraniana, lituana, bielorrussa, não poderia deixar de afetar a educação familiar, a dinâmica dos valores espirituais da sociedade, valores no lazer e instituições culturais da região de Belgorod.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergey I. Kurgansky, Belgorod State Institute for Arts and Culture, Belgorod – Russia

Doctor of pedagogical Sciences, professor.

Natalia V. Baranichenko, Belgorod State Institute for Arts and Culture, Belgorod – Russia

Candidate of philosophy Sciences

Ulia V. Bovkunova, Belgorod State Institute for Arts and Culture, Belgorod – Russia

Candidate of philosophy Sciences.

Vitaly V. Kistenev, Belgorod State Institute for Arts and Culture, Belgorod – Russia

Candidate of historical Sciences.

Referências

CHECHETIN, V. V. Patriotic Family Education.1988. 210 p.

DAHL, V. I. Explanatory Dictionary of the Live Great Russian Language: In 4 Volumes. Reprography of the Edition. 1912-1914. Мoscow: Tsytadel, 1998.

DYACHENKO, G. Full Church Slavonic Dictionary. Мoscow, 1993. 184 p.

GAVROV, S. N. Historical Changes in the Institutes of Family and Marriage. Manual. Мoscow: RDE MSTU, 2009. 134 p.

ILYIN, I. А. On Upbringing and Education in Future Russia. SPB, 2000. 462 p.

KALASHNIKOVA А. Information on Rebirth and Development of Modern Common Family Rites. Belgorod: BGCNT, 2003. 78 p.

MALTSEV, А. P. About the Role of Family and Society. Мoscow, 1999. 78 p.

NEKRYLOVA, А. F.; SOKOLOVA, L. V. Upbringing of a Child in Russian Traditions. Мoscow: The Iris Press, 2003. 196 p.

THE HOUSEHOLD BOOK: How to Order a Domestic Life Agreeable to God and One’s Own Life Inviolately. Мoscow: DAR, 2017. 160 p.

USHINSKY, К. D. Anthropology of Education: Man as an Object of Education. In: Experience of Educational Anthropology. Мoscow: The URAO Press, 2002. p. 1-2.

VOLODINA, L. О. Moral and Spiritual Values of Education in Russian Family: The Problem of Meaning. Pedagogy in School, n. 2, p.13-28, 2000.

ZENKOVSKY, V. V. The Problems of Education in the Light of Christian Anthropology. Мoscow: The Svyato-Vladimir Bratstvo Press, 1993. 222 p.

Publicado

31/12/2021

Como Citar

KURGANSKY, S. I.; BARANICHENKO, N. V.; BOVKUNOVA, U. V.; KISTENEV, V. V. Aspectos axiológicos da educação familiar tradicional na região da Belgorod. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.7, p. 3904–3913, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.7.16147. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16147. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos