Desenvolvimento de medidas práticas para melhorar as qualificações dos docentes universitários num ambiente educacional em mudança
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18528Palavras-chave:
Professor, Processo educacional universitário, Desenvolvimento profissional, Melhoria das competências profissionaisResumo
A crescente mudança nos padrões do ensino superior é consequência do aprimoramento das tecnologias, das tendências sociais e da crescente digitalização. O desenvolvimento profissional, cada vez mais importante no âmbito do ensino superior, visa adaptar-se a esta dinâmica de desenvolvimento, afetando especialmente os professores. O objetivo deste artigo é refletir sobre a demanda por formação avançada de professores universitários e os esforços para atender às crescentes exigências de formação avançada de pessoal no sistema de ensino superior. Assim, os autores consideram o processo de desenvolvimento profissional na área de aprimoramento do conhecimento da disciplina. Os autores concluem que o desenvolvimento profissional se torna uma necessidade estratégica para os professores em um contexto específico e pode ser implementado, por um lado, considerando as expectativas e desejos dos participantes e, por outro, garantindo a institucionalização sustentável do conceito de desenvolvimento profissional.
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