Influência da digitalização na formação profissional dos professores do ensino primário com base nas características nacionais e nas tradições etnopedagógicas do Cazaquistão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v28i00.19905

Palavras-chave:

Tecnologia digital, Competência etnopedagógica, Professores do ensino básico, Alunos do ensino primário, Ambiente educativo etnopedagógico

Resumo

As tecnologias digitais desempenham um papel fundamental na melhoria do processo educativo, promovendo maior acessibilidade, eficácia e preparando os futuros professores para viver em uma sociedade orientada pela informação. Este estudo investiga as possibilidades de formação de professores do ensino fundamental com base nas características e tradições etnopedagógicas do Cazaquistão, utilizando tecnologias digitais. O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa experimental sobre a introdução de uma metodologia para a formação de professores do ensino fundamental, que visa aprimorar suas competências etnopedagógicas por meio do uso de tecnologias digitais. A pesquisa conclui que a incorporação das tecnologias digitais na formação de professores do ensino fundamental, baseada nas particularidades etnopedagógicas e nas tradições do Cazaquistão, requer o domínio tanto dos aspectos teóricos quanto práticos no uso das tecnologias digitais contemporâneas, além da promoção de competências fundamentais, incluindo as etnopedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Serikkhan Zhuzeyev, Korkyt Ata Kyzylorda University

Senior Lecturer, Master of Humanities, Educational Program "Kazakh Language, Literature and Journalism".

Manat Zhailauova, Korkyt Ata Kyzylorda University

  

Aizhan Makasheva, Korkyt Ata Kyzylorda University

Senior Lecturer, Candidate in Pedagogical Sciences, Department of Foreign Languages and Translation.

Kulache Kydyrbaeva, Korkyt Ata Kyzylorda University

Doctoral degree student, Department of Traditional Art and Choreography.

Gulnara Omarova, Abai Kazakh National Pedagogical University

Senior Lecturer, Doctoral degree, Department of Early Childhood Education.

Bota Suleimenova, Korkyt Ata Kyzylorda University

Doctoral degree student, Department of Traditional Art and Choreography.

Publicado

17/12/2024

Como Citar

ZHUZEYEV, S.; ZHAILAUOVA, M.; MAKASHEVA, A.; KYDYRBAEVA, K.; OMAROVA, G.; SULEIMENOVA, B. Influência da digitalização na formação profissional dos professores do ensino primário com base nas características nacionais e nas tradições etnopedagógicas do Cazaquistão. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 28, n. 00, p. e023038, 2024. DOI: 10.22633/rpge.v28i00.19905. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/19905. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa