Ensinando marketing em escolas secundárias
um discurso crítico e filosofia da perspectiva da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v29iesp4.20774Palavras-chave:
Marketing, Educação, Análise SWOT, Métodos de Ensino, Linguística aplicadaResumo
Este estudo analisa o ensino de marketing no ensino médio a partir de uma perspectiva linguística, considerando o marketing como um discurso no qual os alunos elaboram mensagens, negociam significados e posicionam o público. Utilizando a teoria dos atos de fala, a pragmática, a análise crítica do discurso e a análise multimodal, a pesquisa examina como as atividades em sala de aula e as simulações de campanhas ativam recursos pragmáticos, marcadores de posicionamento e a coordenação visual-verbal. Uma metodologia mista combinou um questionário aplicado a 40 alunos com observações de aulas e análise de artefatos. Os resultados mostram que os alunos apreciam atividades interativas e colaborativas, mas permanecem inseguros quanto à aplicação do conhecimento adquirido fora da escola, indicando lacunas na transferência da aprendizagem. A análise linguística identifica o uso frequente de atenuadores, intensificadores, estratégias de polidez, argumentos no estilo Toulmin e slogans metafóricos alinhados com recursos visuais. O estudo recomenda microintervenções como oficinas de redação, revisão de posicionamento, mapeamento de argumentos e verificações visual-verbais, além de parcerias com clientes reais. Conclui-se que a atenção explícita aos recursos linguísticos melhora a aprendizagem, fortalece os laços com a linguística aplicada e prepara os alunos para usar a linguagem de forma responsável e eficaz no marketing.
Downloads
Referências
Austin, J. L. (1962). How to do things with words. Clarendon Press.
Barthes, R. (1977). Image, music, text. Fontana Press.
Bourdieu, P. (1991). Language and symbolic power. Harvard University Press.
Brown, P., & Levinson, S. C. (1987). Politeness: Some universals in language usage. Cambridge University Press.
Fairclough, N. (2010). Critical discourse analysis: The critical study of language (2nd ed.). Longman.
Foret, M. (2008). Marketingovy pruzkum: Poznavame svoje zakazniky. Computer Press.
Garbarova, M., & Vartiak, L. (2021). Consequences of the sharing economy on passenger transport. Transportation Research Procedia, 55, 57–62. https://doi.org/10.1016/j.trpro.2021.06.006
Garbarova, M., & Vartiak, L. (2024). Support of human entrepreneurial capital in creative industries. Journal of Organizational Behavior Research, 9(1), 1–14. https://doi.org/10.51847/jl6y7AimXu
Goffman, E. (1974). Frame analysis: An essay on the organization of experience. Harvard University Press.
Greaves, E., Wilson, D., & Nairn, A. (2023). Marketing and school choice: A systematic literature review. Review of Educational Research, 93(1), 3–40. https://doi.org/10.3102/00346543221141658
Grice, H. P. (1975). Logic and conversation. In P. Cole & J. L. Morgan (Eds.), Syntax and semantics: Speech acts (Vol. 3, pp. 41–58). Academic Press.
Habermas, J. (1984). The theory of communicative action: Reason and the rationalization of society. Beacon Press.
Hyland, K. (2005). Stance and engagement: A model of interaction in academic discourse. Discourse Studies, 7(2), 173–192. https://doi.org/10.1177/1461445605050365
Jankalová, M., & Vartiak, L. (2016). Corporate social responsibility issues in the Slovak e-commerce companies. Scientific Papers of the University of Pardubice, Series D: Faculty of Economics and Administration, 24(3), 833–844. https://editorial.upce.cz/1804-8048/24/3/833
Kress, G., & van Leeuwen, T. (2006). Reading images: The grammar of visual design (2nd ed.). Routledge.
Kubickova, M., Vrablikova, M., & Ubreziova, I. (2025). Innovative approach to business education in SMEs in the knowledge economy of the 21st century. International Journal of Instruction, 18(1), 131–152. https://doi.org/10.29333/iji.2025.1818a
Lakoff, G., & Johnson, M. (1980). Metaphors we live by. University of Chicago Press.
Majerova, J., Gajanova, L., Nadanyiova, M., & Derecskei, A. K. (2021). Intrinsic motivation sources as pillars of sustainable internal marketing communication in turbulent post-pandemic times. Sustainability, 13(16), 8799.
Manuel, V. G., & Amade, S. (2024). Educational marketing in higher education institutions in Mozambique. Revista Educa Online, 18(3), 145–162.
Oplatka, I., & Hemsley-Brown, J. (2004). The research on school marketing: Current issues and future directions. Journal of Educational Administration, 42(3), 375–400. https://doi.org/10.1108/09578230410534685
Perelman, C., & Olbrechts-Tyteca, L. (1969). The new rhetoric: A treatise on argumentation. University of Notre Dame Press.
Ramseeok-Munhurrun, P., Naidoo, P., & Bhiwajee, S. D. (2010). Marketing practices in secondary education: A focus on private secondary schools. International Journal of Educational Management, 24(5), 460–471.
Saniuk, S., Caganova, D., & Saniuk, A. (2023). Knowledge and skills of industrial employees and managerial staff for the Industry 4.0 implementation. Mobile Networks & Applications, 28(1), 220–230.
Searle, J. R. (1969). Speech acts: An essay in the philosophy of language. Cambridge University Press.
Silva, N. S., & Tavares, L. V. (2022). Marketing impulse to promote e-learning in basic and secondary education. In Proceedings of the International Conference e-Learning (pp. 111–117). IADIS Press.
Stefko, R., Nastisin, L., & Svetozarovova, N. (2023). Digital marketing in the current business ecosystem. In 8th International Scientific Conference of the Economics, Management & Business (pp. 547–553). Novy Smokovec.
Toulmin, S. (1958). The uses of argument. Cambridge University Press.
Vartiak, L., Chrancokova, M., Garbarova, M., & Fabus, J. (2024). Responsible email marketing in higher education. International Review of Management and Marketing, 14(6), 55–60. https://doi.org/10.32479/irmm.17028
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.


