Ação comunicativa e deliberação: contribuições de Habermas à democracia
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v0i12.9322Palavras-chave:
Ação comunicativa, Democracia deliberativa, Teoria política,Resumo
A democracia é controversa e isso permite que se tenha uma compreensão, muitas vezes, ambígua sobre ela. No presente trabalho, se faz uma opção pelo pensamento de Habermas sobre a democracia e se apresenta este pensamento de forma introdutória, situandoo no contexto mais amplo da teoria social de Habermas, que é a teoria da Ação Comunicativa. Pretende-se compreender a democracia deliberativa como possibilidade de desenvolvimento democrático no contexto da sociedade brasileira. Compreende-se que, uma teoria democrática, mesmo desenvolvida em outro contexto do mundo diferente da realidade brasileira, pode auxiliar a compreensão política brasileira no que se refere à reflexão social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.