Mapeamento sobre as atuais políticas para formação de professores no estado do Paraná

Maria Joselia Zanlorense

Resumo


O texto apresenta o mapeamento das pesquisas de Mestrado e Doutorado que se referem às atuais políticas educacionais sobre a formação de professores no curso de pedagogia realizadas nos programas de pós-graduação em educação no Estado do Paraná no período de 2006 a 2012. Aborda primeiramente o recente estudo denominado “estado da arte” realizado sobre a formação de professores no Brasil. Pautado no resultado do estudo, discute as atuais políticas que se referem à formação de professores pautando-se no materialismo histórico para compreender as mudanças que ocorreram no período em que se delinearam as reformas educacionais brasileira. Para o entendimento das mudanças ocorridas na educação nesse contexto, se fez necessário entender as mudanças na reestruturação produtiva, a influência dos organismos internacionais, a minimização do Estado, as reformas educacionais e a exigência do setor econômico na formação do trabalhador para atender as novas demandas do mercado. As pesquisas elencadas discutem as questões econômicas como fatores determinantes para que ocorresse as alterações na educação, em específico na formação de professores, tornando-se esta aligeirada, fragmentada e precária.

Palavras-chave


História da Educação; Políticas Educacionais; Formação de Professores; Estado da Arte;

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v0i16.9363



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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