Os princípios teóricos e metodológicos dos Parâmetros em Ação: um olhar sobre a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v0i7.9253Palavras-chave:
Parâmetros em Ação, Formação de professores, Políticas Educacionais, História da Educação,Resumo
Este trabalho agrega-se à pesquisa realizada no Curso de Pedagogia intitulada: Uma análise sobre a formação dos Professores, nos documentos dos Parâmetros em Ação. Analisamos nessa investigação os documentos: Parâmetros em ação dimensão pedagógica, A natureza da assessoria no “programa Parâmetros em Ação”, Referenciais para formação de professores e Parâmetros Curriculares Nacionais da teoria à prática. Tratando-se de uma análise documental, o presente trabalho inquiriu conhecer e interpretar os princípios teóricos e metodológicos presentes nos documentos que fundamentaram a formação dos professores a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Pertinentes a esta questão evidenciam-se neste estudo, os pressupostos teóricos metodológicos contidos nos documentos estudados, a tendência pedagógica indicada para o procedimento do professor, avaliação e os recursos didáticos indicados pelos referenciais mencionados, a fim de orientar as ações dos professores. Este artigo tem por objetivo, apontar os ideários neoliberais nele contidos, bem como o lema “aprender a aprender” incluído nesta proposta e a sua materialização na formação dos professores perfil dos quais buscamos evidenciar neste estudo.
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