Os princípios teóricos e metodológicos dos Parâmetros em Ação: um olhar sobre a formação docente

Autores

  • Maria Joselia Zanlorense Maria Joselia Zanlorense, acadêmica do 4º ano de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO. Irati. PROFORMAR. Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores.
  • Michelle Fernandes Lima Michelle Fernandes Lima. Professora Mestre em Fundamentos da Educação da Universidade Estadual do Centro Oeste – DEPED-UNICENTRO-Irati. PROFORMAR. Grupo de estudos e Pesquisa em Formação de Professores.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i7.9253

Palavras-chave:

Parâmetros em Ação, Formação de professores, Políticas Educacionais, História da Educação,

Resumo

Este trabalho agrega-se à pesquisa realizada no Curso de Pedagogia intitulada: Uma análise sobre a formação dos Professores, nos documentos dos Parâmetros em Ação. Analisamos nessa investigação os documentos: Parâmetros em ação dimensão pedagógica, A natureza da assessoria no “programa Parâmetros em Ação”, Referenciais para formação de professores e Parâmetros Curriculares Nacionais da teoria à prática. Tratando-se de uma análise documental, o presente trabalho inquiriu conhecer e interpretar os princípios teóricos e metodológicos presentes nos documentos que fundamentaram a formação dos professores a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Pertinentes a esta questão evidenciam-se neste estudo, os pressupostos teóricos metodológicos contidos nos documentos estudados, a tendência pedagógica indicada para o procedimento do professor, avaliação e os recursos didáticos indicados pelos referenciais mencionados, a fim de orientar as ações dos professores. Este artigo tem por objetivo, apontar os ideários neoliberais nele contidos, bem como o lema “aprender a aprender” incluído nesta proposta e a sua materialização na formação dos professores perfil dos quais buscamos evidenciar neste estudo.

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Publicado

19/07/2009

Como Citar

ZANLORENSE, M. J.; LIMA, M. F. Os princípios teóricos e metodológicos dos Parâmetros em Ação: um olhar sobre a formação docente. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 7, p. 33–56, 2009. DOI: 10.22633/rpge.v0i7.9253. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9253. Acesso em: 29 mar. 2024.

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