Avanços e desafios no processo de implementação do programa nacional de alimentação escolar (PNAE) e o programa dinheiro direto na escola (PDDE)

Autores

  • Michelle Fernandes Lima Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Miriane Sozare de Oliveira
  • Andriele Petrouski Guardacheski

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n2.9465

Palavras-chave:

Gestão escolar, Programas Federais. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada no curso de Pedagogia (Unicentro/Irati-PR), pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. Teve como objetivo identificar os principais avanços e desafios no processo de implementação e gestão de dois programas federais: Alimentação Escolar (PNAE) e Dinheiro Direto na Escola (PDDE) na Rede Estadual de Ensino de Irati-PR. Consideramos nessa pesquisa as orientações legais para a efetivação desses programas, informações disponíveis nos sites do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria de Estado da Educação/ Governo do Paraná (SEED). Para complementar o estudo realizamos entrevistas com diretores de duas escolas estaduais, além de entrevista com a gestora do Núcleo Regional de Educação do Município, responsável pelos programas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Fernandes Lima, Universidade Estadual do Centro Oeste

Professora do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro Oeste: Campus Irati (PR)/ Líder do grupo de pesquisa- Estado, Políticas e Gestão da Educação

Miriane Sozare de Oliveira

Pedagoga pela Universidade Estadual do Centro Oeste

Andriele Petrouski Guardacheski

Pedagoga pela Universidade Estadual do Centro Oeste

Downloads

Publicado

01/12/2016

Como Citar

LIMA, M. F.; OLIVEIRA, M. S. de; GUARDACHESKI, A. P. Avanços e desafios no processo de implementação do programa nacional de alimentação escolar (PNAE) e o programa dinheiro direto na escola (PDDE). Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 301–321, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n2.9465. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9465. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos