O perfil do pedagogo no contexto das reformulações curriculares

Autores

  • Joslaine Domingues Pedrozo Joslaine Domingues Pedrozo, Pedagoga, da Universidade do Centro Oeste-UNICENTRO. Irati. PROFORMAR. Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores.
  • Michelle Fernandes Lima Michelle Fernandes Lima. Professora Mestre e Doutoranda na linha de políticas e gestão da educação no Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR. Docente da Universidade Estadual do Centro Oeste – DEPED-UNICENTRO-Irati. Vice-líder do PROFORMAR. Grupo de estudos e Pesquisa em Formação de Professores.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i10.9298

Palavras-chave:

Pedagogia, Política Educacional, Diretrizes Curriculares, Identidade do Pedagogo

Resumo

Este artigo é parte integrante do projeto da pesquisa de Iniciação Científica, vinculada a Universidade Estadual do Centro Oeste (PR) cujo título “Pedagogia em questão: desafios e perspectiva atuais”, que têm por objetivo analisar as principais mudanças do curso de Pedagogia, a partir das Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação do ano de 2005. O olhar para essas mudanças fundamenta-se nos estudos sobre a temática em questão. Neste trabalho priorizamos a análise dos reflexos das Diretrizes Curriculares (2005), no curso de Pedagogia Irati, pautados nos diferentes olhares: dos professores que vivenciaram as mudanças processadas no curso a partir de 2005, dos egressos do curso e acadêmicos que fazem parte da nova grade curricular. A justificativa para a realização da pesquisa é centrada na necessidade de analisar as continuidades e rupturas do Curso de Pedagogia, para uma possível análise crítica sobre os desafios e perspectivas atuais para o curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30/01/2011

Como Citar

PEDROZO, J. D.; LIMA, M. F. O perfil do pedagogo no contexto das reformulações curriculares. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 10, p. 1–22, 2011. DOI: 10.22633/rpge.v0i10.9298. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9298. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos