Transição da Escola para o Trabalho e Estratificação Social

Autores

  • Betina Fresneda

Palavras-chave:

Ensino Vocacional, Desemprego juvenil, Estratificação social,

Resumo

O estudo da transição da escola para o trabalho ganha relevância em um contexto nacional e internacional de crescente desemprego juvenil. Discute-se em que medida habilidades adquiridas, nos diferentes sistemas educacionais, são capazes inserir o jovem no mercado de trabalho sem reproduzir a estratificação social, promovendo igualdade de oportunidades. Esse trabalho pretende apresentar uma resenha bibliográfica da recente controvérsia a respeito do impacto do ensino vocacional nos resultados educacionais e profissionais alcançados pelos jovens. Por um lado, ele é defendido como uma alternativa eficiente para reduzir o desemprego juvenil. Por outro lado, ele é acusado de aprisionar os jovens provenientes das classes baixas em ocupações sem perspectivas de crescimento e que impedem o acesso futuro dos mesmos a níveis educacionais mais elevados, reduzindo as chances de mobilidade social. Palavras-chaves: Ensino Vocacional. Desemprego juvenil. Estratificação social.

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Publicado

26/03/2010

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Seção

Artigos