Os Jovens e a Escola: poderia a segmentação sócio-espacial da cidade do Rio de Janeiro afetar as chances de os jovens investirem seu tempo exclusivamente nos estudos?

Autores/as

  • André Ricardo Salata

Palabras clave:

Formação vocacional, Acesso e permanência na escola, Territorialidade,

Resumen

O presente artigo tem como objetivo verificar se características do território poderiam influenciar as chances dos jovens se dedicarem exclusivamente aos estudos. Partimos da idéia de que no Brasil, devido às características dos nexos institucionais que ligam a escola ao mercado de trabalho - mais voltados para uma formação acadêmica e geral do que vocacional -, os indivíduos devem procurar acumular o maior número de anos de estudo possível antes de entrar no mercado de trabalho. No entanto, a Sociologia já vem mostrando há décadas que a propensão a fazê-lo depende, entre outras coisas, da origem social familiar. Nossos objetivos caminhariam no sentido de ampliar essa discussão ao inserirmos também variáveis relativas ao território em nossas análises. No que diz respeito aos dados empíricos, trabalhamos com os microdados amostrais do censo 2000 (IBGE), que serão analisados através de modelos logit multi-níveis. Palavras-chaves: Formação vocacional. Acesso e permanência na escola. Territorialidade.

Publicado

26/03/2010

Número

Sección

Artigos