Uma abordagem diferenciada para o ensino do tema saúde no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v15i2.13056Palavras-chave:
Saúde, Jogo didático, Metodologia ativa, Instrumento de ensino.Resumo
Jogos didáticos são instrumentos muito úteis para auxiliar o ensino nas escolas, principalmente para conteúdos mais complexos e de difícil fixação pelos alunos. O tema saúde abordado no ensino médio se encaixa no grupo de temas de difícil fixação pelos alunos, tendo em vista o número elevado de nomes e características a serem aprendidas, a utilização do jogo "San San da Saúde" veio como sugestão de uma forma diferente de abordar o tema, tornando-o mais divertido e amigável para os alunos. Observou-se que os alunos avaliaram de forma muito positiva os resultados do jogo como instrumento didático, dando indícios de que o aprendizado foi facilitado com a utilização do mesmo, principalmente em função de como este instrumento foi utilizado.
Downloads
Referências
ANTONIA, B. D.; FUJIWARA, R. I.; MARQUES, R. N. O jogo San San como recurso didático de apoio nas discussões sobre nutrientes reguladores no ensino fundamental. Temas em Educação e Saúde, [S.l.], p. 301-316, nov. 2017. ISSN 2526-3471. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10679. Acesso em: 22 sep. 2019. DOI: https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.10679.
DE ALENCAR, E. S.; DE OLIVEIRA, M. dos S. Matemática nos jogos e brincadeiras na educação infantil em pesquisas brasileiras. Revista Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 11, n. 24, p. 87-103, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru, 2011.
MARQUES, R. N. Considerações sobre metodologia e recursos didáticos de ensino: limites de possibilidades. In: MASSABNI, V. G. Ensaios pedagógicos e a docência no ensino superior, Ribeirão Preto: Funpec Editora, 2017.
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Tradução de Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. São Paulo e Rio de Janeiro: Editora Forense, 1970.
VYGOTSKY, L. S. Obras escolhidas: problemas de psicologia geral. Fuenlabrada, Madrid: Gráficas Rogar. 1982. 387 p.
WACHHOLZ, G. R.; ARROSI, R. M.; DE ANTONI, C. Elaboração e aplicação do jogo de tabuleiro ‘caminhando pelo sus’: relato de experiência. Temas em Educação e Saúde, [S.l.], p. 159-168, jul. 2019. ISSN 2526-3471. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/12092/8362. Acesso em: 22 sep. 2019. DOI: https://doi.org/10.26673/tes.v15i1.12092.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.