Reflexões sobre a prática da terapia comunitária integrativa no contexto dos CAPS

Autores

  • Maria da Graça Pedrazzi Martini Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional. Coordenadora e Intervisora do Polo Formador em Terapia Comunitária da Autarquia Municipal de Saúde de Londrina – PR – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v9i0.9590

Palavras-chave:

Acolhimento, Vínculo, Redução de danos,

Resumo

Este trabalho descreve a prática das rodas de TCI nos CAPSs de Londrina, Pr. Elas acontecem semanalmente desde 2002. No CAPS-ad participam usuários advindos de todos os bairros da cidade. No CAPS III são usuários e familiares do cuidado intensivo, semi-intensivo e não intensivo, pessoas que aguardam o horário da consulta no pronto atendimento e ambulatório de saúde mental que atende Londrina e região. Os objetivos são relatar a experiência da TCI nos CAPSs sob a ótica do intervisor, tanto no campo aonde acontecem as rodas, quanto nos encontros mensais, e apresentar os depoimentos e temas mais freqüentes no ano de 2010 e 2011. Vamos apresentar dados das anotações contidas no diário da supervisão de campo, das fichas de registro das rodas de TCI, dos relatórios anuais e do questionário respondido espontaneamente por pessoas ligadas TCI nos CAPSs. A TCI é utilizada na saúde mental como um instrumento de intervenção psicossocial. Além de ser um espaço de acolhimento, escuta e vínculo, fortalece a estratégia de Redução de Danos e proporciona uma ação articuladora na rede de serviços para agilização dos encaminhamentos e atendimentos. As rodas de TCI representam uma importante estratégia na qual podemos trabalhar tanto o nível individual do participante como o nível familiar, profissional, comunitário, cultural e político. Sua prática freqüente promove a redução de danos, bem como o fortalecimento das ações preventivas resultando em vínculos interpessoais e comunitários mais saudáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23/03/2017

Como Citar

MARTINI, M. da G. P. Reflexões sobre a prática da terapia comunitária integrativa no contexto dos CAPS. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 9, 2017. DOI: 10.26673/tes.v9i0.9590. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9590. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação