Afinal, o que é mote, professora?

Autores

  • Maria da Graça Pedrazzi Martini Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional. Coordenadora e Intervisora do pólo formador em terapia comunitária da autarquia municipal de saúde de Londrina. Londrina – PR – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v8i0.9578

Palavras-chave:

Mote simbólico, Escuta ativa, Pensamento reflexivo,

Resumo

O presente trabalho nasceu da pergunta de uma aluna do Polo Formador em Terapia Comunitária Integrativa de Londrina, turma 2005: “afinal, o que é mote professora?” Desde então o trabalho com a prática da Terapia Comunitária Integrativa – TCI, vem nos proporcionado construir e ampliar coletivamente a resposta a esta questão que retorna com novos protagonistas. Assim vamos ampliando conceitos e nos aprimorando na construção dos motes. O trabalho com a TCI se propõe a acolher e desencadear processos de reflexão na comunidade através de suas etapas. Citaremos todas elas e nos deteremos um pouco mais na importância dos motes.Os motes simbólicos apresentados neste trabalho foram elaborados a partir dos temas trazidos pela comunidade. Os objetivos são apresentar a Terapia Comunitária Integrativa; responder a pergunta que deu origem a este trabalho; aprofundar o conceito de mote e destacar a importância do mote na etapa da problematização. Os motes foram retirados do banco de dados da Autarquia Municipal de Saúde de Londrina, das anotações dos terapeutas comunitários trazidas para a intervisão mensal de grupo desde 2003 e das supervisões de campo. Foram elencados 175 motes mais utilizados pelos terapeutas comunitários, no período de 2003 a 2011. Esta síntese tem facilitado a compreensão dos terapeutas comunitários em formação sobre o que é construir um mote, bem como tem ampliado as possibilidades do pensamento reflexivo em comunidade voltado às diversas temáticas que surgem espontaneamente nas rodas de TCI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/03/2017

Como Citar

MARTINI, M. da G. P. Afinal, o que é mote, professora?. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 8, 2017. DOI: 10.26673/tes.v8i0.9578. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9578. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação