Contribuições do grupo sóciodramático para o desenvolvimento de habilidades de relacionamento social em alunos da 4ª série do ensino fundamental

Autores

  • Karina Elisa da Costa
  • Antônio dos Santos Andrade

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v4i0.9913

Palavras-chave:

grupo de alunos, ensino fundamental, sociodrama educacional,

Resumo

Este trabalho buscou verificar a contribuição do grupo sóciodramático para o desenvolvimento de habilidades sociais em alunos da 4a série do ensino fundamental. Participaram do grupo oito alunos (quatro garotos e quatro garotas) de uma escola pública e, ao final, realizaram-se entrevistas com suas professoras. A análise dos dados mostrou que o processo grupai passou por três etapas: de facilitação do contexto grupai; de desenvolvimento da espontaneidade e da criatividade nas relações interpessoais; de "fechamento" e encerramento do processo grupai. Concluiu-se que as brincadeiras permitiram a revisão das regras de convívio social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25/05/2017

Como Citar

COSTA, K. E. da; ANDRADE, A. dos S. Contribuições do grupo sóciodramático para o desenvolvimento de habilidades de relacionamento social em alunos da 4ª série do ensino fundamental. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 4, 2017. DOI: 10.26673/tes.v4i0.9913. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9913. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação