Atendimento de crianças com queixas associadas: dificuldade de aprendizagem e problemas de comportamento através do psicodrama moreniano

Autores

  • Antônio dos Santos Andrade Psicólogo; Docente do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade de São Paulo-USP de Ribeirão Preto. Av. Bandeirantes, n.3900, Ribeirão Preto-SP,
  • Josefa Emília Lopes Ruiz Psicóloga do Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa "Dante Moreira Leite" (CEAO), Unidade Auxiliar da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP-Araraquara-SP. Rodovia Araraquara/Jaú - Km 1,
  • Sandra Fernandes de Freitas Psicopedagoga do Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa "Dante Moreira Leite" (CEAO), Unidade Auxiliar da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP-Araraquara-SP. Rodovia Araraquara/Jaú - Km 1,

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v3i0.9867

Palavras-chave:

Intervenção psicodramática, dificuldades de aprendizagem e comportamento e socialização,

Resumo

Este trabalho apresenta um modelo de intervenção em grupo com crianças que apresentam queixas associadas: dificuldade de aprendizagem e problemas de comportamento. Esta modalidade de atendimento vem sendo desenvolvida no Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa "Dante Moreira Leite" (CEAO)desde 1996 e tem como referência a abordagem moreniana.

O objetivo deste trabalho é promover a liberação da espontaneidade e criatividade da criança através do brinquedo, jogos, representações e atividades de livre escolha, a fim de favorecer as  relações que as crianças estabelecem entre elas e com os terapeutas,  fortalecendo assim, as relações do meio em que vivem, bem como o reconhecimento do próprio potencial. Participaram deste trabalho  quatro crianças do sexo masculino, na faixa etária de nove a  onze anos e escolaridade entre 3a e 4a séries do Ensino Fundamental.  Pelos resultados encontrados, concluímos que este modelo de   intervenção mostra-se eficaz, oferecendo caminhos criativos de  atuação no contexto institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16/05/2017

Como Citar

ANDRADE, A. dos S.; RUIZ, J. E. L.; FREITAS, S. F. de. Atendimento de crianças com queixas associadas: dificuldade de aprendizagem e problemas de comportamento através do psicodrama moreniano. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 3, 2017. DOI: 10.26673/tes.v3i0.9867. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9867. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>