Atendimento de crianças com queixas associadas: dificuldade de aprendizagem e problemas de comportamento através do psicodrama moreniano
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v3i0.9867Palavras-chave:
Intervenção psicodramática, dificuldades de aprendizagem e comportamento e socialização,Resumo
Este trabalho apresenta um modelo de intervenção em grupo com crianças que apresentam queixas associadas: dificuldade de aprendizagem e problemas de comportamento. Esta modalidade de atendimento vem sendo desenvolvida no Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa "Dante Moreira Leite" (CEAO)desde 1996 e tem como referência a abordagem moreniana.
O objetivo deste trabalho é promover a liberação da espontaneidade e criatividade da criança através do brinquedo, jogos, representações e atividades de livre escolha, a fim de favorecer as relações que as crianças estabelecem entre elas e com os terapeutas, fortalecendo assim, as relações do meio em que vivem, bem como o reconhecimento do próprio potencial. Participaram deste trabalho quatro crianças do sexo masculino, na faixa etária de nove a onze anos e escolaridade entre 3a e 4a séries do Ensino Fundamental. Pelos resultados encontrados, concluímos que este modelo de intervenção mostra-se eficaz, oferecendo caminhos criativos de atuação no contexto institucional.
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