Moda e linguagem visual

uma análise semiótico-social da roupa feminina em fotografias da década de 1920

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e16841

Palavras-chave:

moda, semiótica social, linguagem, década de 1920

Resumo

A moda possibilita compreender os desdobramentos socioculturais de uma determinada sociedade. Pode ser vista como uma manifestação cultural e como uma forma de linguagem, possibilitando ser analisada por meio da semiótica. Assim, o objetivo deste estudo é analisar as formas de representação utilizadas para construir significados identitários a partir da observação da roupa feminina presente nas fotografias da década de 1920, por meio da Semiótica Social, ao identificar e refletir sobre a mensagem transmitida visualmente pelas roupas, estabelecendo uma relação entre a mensagem transmitida pela imagem com a construção social do corpo feminino e o contexto histórico e sociocultural dos anos de 1920. Metodologicamente o estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica fundamentada em estudiosos das áreas da semiótica e da moda como Natividade e Pimenta (2009) e Bonadio (2007), seguida da análise das imagens quanto aos seus significados representacionais, interacionais e composicionais, justificando-se por ser a visualidade e a moda áreas de análise ainda carentes de estudos, mas também pela relevância do estudo da moda e da linguagem visual para diversas áreas do saber. Os resultados sugerem que a roupa pode transmitir mensagens e informações dentro de um contexto sociocultural, sendo, portanto, uma manifestação de um sistema não verbal de comunicação.

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Biografia do Autor

Gláucia Castro Aguiar Pio, Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina – PI – Brasil.

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras - UFPI. Mestra em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) na área de Historiografia Linguística. Licenciada (2015) em Letras Português pela mesma Universidade. É membro dos grupos de pesquisa: As normas linguísticas no/do Brasil: história, pesquisa e ensino; e, Historiografia Linguística: estudo de fontes pretéritas e contemporâneas.

Francisco Wellington Borges Gomes, Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina – PI – Brasil.

graduação em Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (2001) e em Pedagogia (Centro Universitário Internacional - Uninter - 2021), Mestrado em Linguística Aplicada (Universidade Estadual do Ceará - 2006), Doutorado em Linguística Aplicada (Universidade Federal de Minas Gerais - 2010) e estágio pós-doutoral no Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília (UnB - 2018). Atua como professor dos cursos de graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí e como docente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada, principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas estrangeiras, tradução audiovisual, metodologias de ensino de línguas, linguagem e tecnologia, multimodalidade e texto visual.

Publicado

05/10/2023

Como Citar

ALBUQUERQUE, S. F. de; PIO, G. C. A.; GOMES, F. W. B. Moda e linguagem visual: uma análise semiótico-social da roupa feminina em fotografias da década de 1920. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 67, 2023. DOI: 10.1590/1981-5794-e16841. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/16841. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais