Imaginário e ensino dentro e fora da sala de aula

Autores

  • Beth Brait

Palavras-chave:

Língua, ensino, linguagem, discurso, imaginário social e lingüístico,

Resumo

Este artigo procura discutir algumas questões ligadas ao ensino de língua, dentro e fora da sala de aula, tendo como objetivo salientar a concepção de linguagem que, ao multiplicar as formas de acesso ao que num determinado momento se considera a "verdadeira" língua, muitas vezes se distancia das formas vivas insinuadas nos diferentes usos. Levando em conta uma postura que justamente considera a complexidade constitutiva da natureza lingüística, manifestada na relação que se estabelece entre as dimensões historicamente constituídas - sujeitos, atividades, linguagens -, a temática do imaginário lingüístico serve de motivo para especificar o que se está entendendo aqui por "ensino de língua dentro e fora da sala de aula" num contexto brasileiro contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BRAIT, B. Imaginário e ensino dentro e fora da sala de aula. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 44, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4214. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais