Imaginário e ensino dentro e fora da sala de aula
Palavras-chave:
Língua, ensino, linguagem, discurso, imaginário social e lingüístico,Resumo
Este artigo procura discutir algumas questões ligadas ao ensino de língua, dentro e fora da sala de aula, tendo como objetivo salientar a concepção de linguagem que, ao multiplicar as formas de acesso ao que num determinado momento se considera a "verdadeira" língua, muitas vezes se distancia das formas vivas insinuadas nos diferentes usos. Levando em conta uma postura que justamente considera a complexidade constitutiva da natureza lingüística, manifestada na relação que se estabelece entre as dimensões historicamente constituídas - sujeitos, atividades, linguagens -, a temática do imaginário lingüístico serve de motivo para especificar o que se está entendendo aqui por "ensino de língua dentro e fora da sala de aula" num contexto brasileiro contemporâneo.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Alfa: Revista de Linguística. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.